dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/12/2024            
 
 
    
Milho    
Medidas de manejo contra doenças do milho safrinha
Tratamento de sementes, stand adequado, rotação de culturas e utilização de híbridos resistentes podem diminuir incidências de problemas na lavoura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/01/2014

Uma das grandes preocupações dos produtores de milho safrinha é a incidência de doenças que atacam a lavoura, principalmente as doenças foliares, principais inimigas do grão. De acordo com a fitopatologista da Coodetec Tatiane Dalla Nora, as principais doenças foliares que ocorrem na época do milho são a Mancha-de-cercospora, a Mancha Branca, a Ferrugem Comum e, em algumas regiões, a Ferrugem Polissora.
 
– Fora as doenças foliares, toda área que planta milho, principalmente em monocultura, sofre ocorrência, em maior ou menor intensidade, das Podridões de Colmo e das podridões de espiga, causadas por diferentes fungos – afirma Tatiane.

Segundo a fitopatologista, as doenças podem lesar diversos fatores que contribuem para o rendimento do milho. O principal deles é a disponibilidade hídrica. Além disso, pode ocorrer uma diminuição do potencial produtivo e da fertilidade do solo.
 
– As doenças contribuem negativamente inutilizando a atividade foliar das plantas ou destruindo raízes, impedindo assim a absorção de água e nutrientes – explica Dalla Nora.

Tatiane diz que o dano que a doença pode causar depende da época na qual se instala na planta, além da condição do ambiente e da suscetibilidade ou resistência do híbrido. Já as técnicas de manejo que podem prevenir as doenças, não são muito diferentes das usadas em outras culturas.

– O manejo de doenças em milho não está baseado em apenas uma medida, mas sim em um conjunto de medidas. Entre elas, está o tratamento adequado de sementes, uma boa população de plantas, a prática de rotação de culturas, a utilização de híbridos com mais resistência e o controle químico através da aplicação de fungicidas – orienta a fitopatologista.

Para mais informações sobre as principais doenças do milho safrinha, basta entrar em contato com a Coodetec através do número (45) 3321-3536.

 

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 01/04/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada