|
|
Carina Rufino, Embrapa Soja
08/10/2013
|
Carregando...
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam de 8 a 10 de outubro, em Cuiabá, MT, a 20ª Reunião de Pesquisa de Girassol e o 8º Simpósio nacional sobre a Cultura do Girassol. Realizados a cada dois anos, esses eventos são os principais fóruns ligados à cadeia produtiva da cultura. Cultivo, comercialização e industrialização do girassol estão entre os temas que serão debatidos.
A palestra de abertura está agendada para o dia 08, às 19h, e será ministrada por Erai Maggi, que abordará O agronegócio e o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. No dia seguinte, o pesquisador Sebastián G. Zuil, do INTA, da Argentina, irá tratar do tema características morfológicas do girassol para redução do ataque de pássaros.
Haverá também relatos do desempenho da cultura nos principais estados, assim como painéis sobre os temas Sustentabilidade da cultura do girassol em Mato Grosso; manejo fitossanitário nos sistemas de produção; demanda por óleos para a cadeia produtiva, entre outros assuntos.
Os aspectos sócio-econômicos da cultura do girassol serão apresentados por Marcelo Hirakuri, da equipe de sócio econonomia da Embrapa Soja. Outro destaque é a apresentação do produtor Sérgio Stefanelo, da Fazenda Porta do Céu, que irá contar suas experiências com a cultura no estado de Mato Grosso.
O girassol é uma importante alternativa para os sistemas agrícolas brasileiros e atende a demanda crescente por óleo de melhor qualidade. Em 2012, a área Cultivada no Brasil foi de 74,2 mil hectares, com rendimento médio de 1565 kg/ha. A região Centro-oeste responde por 63.5% da produção nacional, sendo Mato Grosso o estado com maior área cultivada: 47,1 mil há e produtividade média de 1686 kg/ha.
Serviço
XX Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e VIII Simpósio sobre a Cultura do Girassol
Local: Hotel Holiday Inn - Cuiabá-MT
Data: 08 a 10 de outubro de 2013
Site: http://zip.net/bgk7qL.
|