|
|
Carina Rufino, Embrapa Soja
04/02/2014
|
Carregando...
Lançamento da Embrapa na safra 2013/2014, a cultivar de soja BRS 359RR é transgênica de ciclo precoce, que favorece a semeadura antecipada da soja para o produtor que visa o plantio do milho safrinha na melhor época. A cultivar possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo. “É um material precoce, com a vantagem de possibilitar a semeadura antecipada e excelente produtividade”, explica Divania de Lima, pesquisadora da Embrapa Soja.
A BRS 359RR é indicada para a Macrorregião 2, que compreende as regiões norte, oeste e noroeste do Paraná, para as regiões sul e centro-sul do Mato Grosso do Sul e para região de Paranapanema (SP). “É uma cultivar com um excelente arranque inicial, o que ajuda a lavoura a se estabelecer mais rapidamente”, explica Rogério de Sá Borges, pesquisador da Embrapa Produtos e Mercado. A BRS 359 RR pertence ao grupo de maturidade 6.0, apresenta tipo de crescimento indeterminado, possui resistência às principais doenças, como a podridão de fitóftora, podridão parda da haste e cancro da haste, além de apresentar um bom comportamento diante de dois nematoides rotylenchulus renoformis (resistente) e nematoide de galha meloidoyne incognita (moderamente resistente).
A cultivar apresenta tolerância ao acamamento, podendo ser cultivada também em regiões com altitude um pouco mais elevadas. “É uma cultivar que está entrando no mercado com um bom volume de sementes e já estará disponível para semeadura na safra 2014/2015”, explica Milton Dalbosco, coordenador técnico de transferência de tecnologia da Fundação Meridional. As sementes da nova cultivar poderão ser encontradas nos colaboradores da Fundação.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |