Um tema sobre o qual se tem comentado e discutido com frequência no Brasil e no mundo refere-se aos recursos genéticos vegetais utilizados e disponíveis para a humanidade. No mundo estima-se que existam mais de 7 milhões de acessos conservados, distribuídos em mais de 1.700 bancos de germoplasma. Entre os objetivos da conservação dos recursos genéticos, principalmente daquelas espécies com risco de extinção, está a garantia da disponibilidade desses recursos para o uso das futuras gerações. Além disso, vislumbra-se que sejam explorados e utilizados em prol da humanidade no tempo presente. Em relação a isso, até pouco tempo atrás, muitas críticas eram feitas, principalmente em relação ao deficiente uso desses recursos genéticos pelos setores de pesquisa, situação essa que nos últimos anos sofreu uma clara evolução, embora não ainda da maneira considerada ideal.
Somando-se a essa situação, nos dias atuais, novos cenários e tendências mundiais têm sido postos frente aos setores de pesquisa. Dentro da área agrícola os novos desafios englobam temas como economia verde, sustentabilidade, globalização, energia, biodiversidade, biotecnologia, mudanças climáticas globais, alimentos saudáveis, entre outros. Diante desses cenários uma série de desafios é colocada diante da pesquisa agropecuária. Na área agrícola, em relação aos desafios postos, os recursos genéticos podem ser considerados como potencial fonte de novos genes e genótipos com importante contribuição para o avanço na busca de soluções em médio prazo.
Concomitante ao cenário de desafios, uma gama de oportunidades de avanço no conhecimento surgem com, entre outras possibilidades, a disponibilidade das denominadas “ferramentas moleculares”, as quais potencialmente geram informações detalhadas e importantes no direcionamento das pesquisas, otimizando tempo e resultados. Nesse cenário de desafios e oportunidades, a exploração dos recursos genéticos em busca de novos atributos passa a ter um novo olhar o qual exige que acessos de alto valor agregado e muito bem caracterizados estejam disponíveis, com informações organizadas, para que possam, assim, ser explorados pelas novas ferramentas auxiliando no atendimento das demandas da sociedade. Ações nesse sentido são necessárias para garantir o futuro de muitas espécies.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |