dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     04/04/2025            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária      
Vídeo mostra iLPF como alternativa sustentável na Amazônia mato-grossense
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 90% do aumento da área de soja no estado ocorre em áreas de pastagens nesta região
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
04/11/2013

A Embrapa acaba de lançar o vídeo “iLPF: uma alternativasustentável para a Amazônia mato-grossense”. A produção mostra como estão sendo desenvolvidas ações de transferência de tecnologia em integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) na região Norte de Mato Grosso.

A iLPF integra sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, de maneira consorciada, em rotação ou sucessão, de forma que haja benefícios para todas as atividades. Esta forma de produção contribui para otimização do uso da terra, aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, diversificação de produção, maior segurança para o produtor e redução dos impactos ambientais.

Na região da Amazônia mato-grossense, a iLPF surge como alternativa sustentável para a produção, uma vez que dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 90% do aumento da área de soja no estado ocorre em áreas de pastagens, sobretudo nesta região.

“O vídeo é uma ferramenta com objetivo de sensibilizar e motivar produtores e técnicos e mostrar que existem alternativas sustentáveis para esta região de bioma Amazônia”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit.

A produção do vídeo faz parte das atividades de divulgação do projeto nacional de Transferência de Tecnologia em iLPF, conduzido por diferentes Unidades da Embrapa e com ações desenvolvidas em todo o país.

“Este vídeo é mais um instrumento para que as pessoas conheçam a iLPF. Mas, o processo de transferência de tecnologia até o produtor é mais complexo e exige um conjunto de atividades e ferramentas como capacitações, criação de Unidades de Referência Tecnológica, visitas técnicas, dias de campo, entre outras”, ressalta Lineu Domit.

O vídeo
Tomando três fazendas como referência, o vídeo “iLPF: uma alternativa sustentável para a Amazônia mato-grossense” apresenta os sistemas agrossilvipastoris e mostra o que levou os produtores a utilizarem a integração, como ocorreu a implantação dos sistemas e quais os resultados e expectativas.

A fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, é o ponto focal do vídeo. Por meio de depoimentos dos proprietários Mário Wolf e Daniel Wolf e das equipes da Embrapa e UFMT, são apresentadas as configurações adotadas, a forma de condução do sistema e os resultados obtidos nesta propriedade que é uma das nove Unidades de Referência Tecnológica em iLPF montadas em Mato Grosso.

Outro exemplo é o da fazenda Bacaeri, em Alta Floresta, onde o proprietário Antônio Passos uniu a silvicultura de teca e a pecuária de corte em um sistema silvipastoril. Hoje, a propriedade é acompanhada pela Embrapa e também se tornou uma Unidade de Referência Tecnológica para a região.

O vídeo ainda mostra o caso da fazenda Rosane, no município de Nova Bandeirantes. Na procura por alternativas mais produtivas e sustentáveis, os proprietários Devanir Della Rosa e Henrique Della Rosa buscaram informações na Embrapa e decidiram implantar um sistema de iLPF.

Na sequência, o vídeo mostra como a instalação da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop poderá contribuir para o desenvolvimento e transferência de tecnologias em iLPF.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
thaysa
07/11/2013 15:55:26
Tenho minhas duvidas quanto rentabilidade desse sistema. Já participei de palestras com representantes da Embrapa, muito motivadora por sinal, mas quando eles falam de rentabilidade não consigo entender com clareza se a mesma é a longo prazo, se eles focam todo esse ''lucro'' somente na madeira. Bom, é um sistema promissor e que se tratando de menor degradação, agressividade no sistema, essa pratica nao deixa a desejar, aparentemente. Bonito aos olhos... Resta saber se vale a pena investir $$$

Fernando Cardoso-USP ESALQ, 1936
09/11/2013 21:56:56
Quanta conversa fiada. Falta entender o que vem a ser a tal ILPF que deveria se chamar IPF assim definida: "IPF-Sistema integrado de pastagem sombreada e essências florestais, estabelecidas com culturas anuais intercaladas sucedidas por gramíneas." Já estive na Faz. Gamada e o que vi e me explicaram era um experimento ou melhor uma observação de diversas essências florestais para verificar qual delas se comportaria melhor na região. Fiquem certos de uma coisa: depois de soja, milho consorciado com braquiária é imbatível. Pasto sombreado permanente jamais dará lucro tão atraente quanto duas safras de verão mais engorda de bovinos, com segurança de boa cobertura para o plantio direto subsequente. O pior é que pode originar pragas rogadas por peões em disparada ao cruzar renques arbóreos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada