Carregando...
As condições não são muito favoráveis. Os termômetros marcam valores elevados durante o verão. A escassez hídrica também não contribui muito. Porém, as baixas regiões do país ainda tem a solução para o plantio de milho durante os primeiros meses do ano. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) apresenta, nos dia 3 e 4 de fevereiro, durante o Dia de Campo da Coagro em Pérola d’Oeste (PR), os híbridos CD 384 Hx e CD 386 Hx, que apresentam genótipos diferenciados para solos arenosos.
O supervisor de vendas Charles Drummond Ayub, da Coodetec, explica que, normalmente, híbridos são adaptados a climas noturnos mais frescos. E esse é o diferencial dos produtos lançados: suportar o calor e apresentar, ao mesmo tempo, alta produtividade. Desenvolvidos a partir da tecnologia DT Herculex, utilizada para controle de lagartas, a resistência ao ataque de insetos acaba sendo feita naturalmente pela introdução do material nos próprios híbridos.
— A pesquisa desses dois tipos de milho começou há quatro ou cinco atrás. À medida que os materiais foram sendo selecionados, lançamos o CD 384 há quatro anos. Já este será o primeiro ano comercial do CD 386. Uma das características de ambos é a tolerância às principais doenças do milho, como a cercóspora, a polissora e até a mancha branca — exalta Charles, destacando que os visitantes do Dia de Campo ainda poderão ter acesso a outras sete modalidades de milho.
O destaque do híbrido CD 384 Hx é a sua funcionalidade para a elaboração de silagem. O supervisor de vendas comenta que isso é devido ao seu alto volume de massa verde associado à produção de grãos, o que confere qualidade à alimentação animal. Em regiões de clima quente, onde o nível de folhagem é baixo, o 384 é ideal. Charles Ayub ainda ressalta que o híbrido pode ser utilizado também na safrinha.
— Esses dois híbridos são exigentes, ou seja, são de médio a alto investimento. Devem ser colocados nas melhores áreas do produtor durante as melhores épocas de plantio. No verão, falamos em potencial produtivo em torno de 9 a 12 toneladas por hectare. Já na safrinha, esse número vai de 7 a 9 toneladas, sobretudo com o CD 384. O que poderíamos dizer é que os eles tem tido excelente aceitação no mercado, visto que, inclusive, temos tido dificuldade de atender a todos os pedidos em função da alta demanda desses produtos — finaliza Charles.
O Dia de Campo da Coagro será realizado na área de Marino Serafini, em Pérola d’Oeste, das 8 às 16 horas. Para maiores informações sobre os híbridos de milho, basta entrar em contato com a Coodetec pelo telefone (45) 3321-3500.
|