dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/09/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Milheto viabiliza sistema produtivo mais sustentável
Cultura ainda está distante da realidade de grande parte das lavouras do país, mas pode ser adotada com diferentes finalidades
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Milho e Sorgo
26/07/2013

A cultura do milheto ainda é desconhecida por boa parte da população brasileira, inclusive no meio rural. Os números extra-oficiais dão conta de que ela é plantada em mais de 4 milhões de hectares no país, com destaque para a Região Centro-Oeste. Mas, seja por falta de melhor e mais direcionada divulgação ou por uma fiscalização ainda falha quanto à procedência das sementes, essa cultura não mostrou todo seu potencial no campo.

Considerado o sexto cereal mais importante do mundo, fica atrás do trigo, do arroz, do milho, da cevada e do sorgo. Algumas das aplicações do milheto têm sido como opção para cobertura de solos em áreas de plantio direto e como fonte de grãos e forragem para regiões que sofrem com falta de água. Entre as características agronômicas de destaque, estão a alta resistência à seca, adaptação a solos de baixa fertilidade, crescimento rápido e boa produção de massa.

Com relação ao desenvolvimento de cultivares de milheto, a Embrapa, por exemplo, possui a variedade BRS 1501, lançada em 1998. Há outras três cultivares (dois híbridos e uma variedade) em adiantado estágio de desenvolvimento. Segundo a pesquisadora Déa Netto, da área de recursos genéticos da Embrapa Milho e Sorgo, “faltam cultivares para fins determinados: hoje, se o produtor quiser o milheto para grão, deixa um tempo maior do que para silagem; se for para plantio direto, deixa mais tempo e faz a dessecação”, explica, mostrando que a mesma cultivar serve a diferentes propósitos.

A Embrapa publicou, em 2005, o livro “Milheto: tecnologias de produção e agronegócio”. Os editores técnicos são os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Déa Netto e Frederico Durães, hoje chefe-geral da Embrapa Produtos e Mercado (que fica em Brasília-DF). A publicação está disponível na Livraria Virtual da Embrapa. http://is.gd/EnY6pN.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3027-1905 ou nco@cnpms.embrapa.br .

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada