O início da colheita da soja na região de Maringá também marca a movimentação dos técnicos do Instituto Emater para avaliar as perdas nas lavouras. As atividades são parte do já tradicional Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja e contam com o envolvimento de vários parceiros entre universidades, prefeituras e Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. Nesta 15ª edição, o concurso vai premiar os operadores de colheitadeiras que obtiverem as menores perdas durante a colheita, em 20 municípios da região.
O principal objetivo da Extensão Rural é orientar e estimular os operadores a reduzirem as perdas na colheita da soja. Os resultados obtidos ao longo dos anos têm demonstrado que fatores como a habilidade do operador, a regulagem e a manutenção das máquinas são mais determinantes para o sucesso da colheita do que a marca ou idade das colheitadeiras. Além disso, o impacto financeiro obtido com a redução do desperdício tem se mostrado significativo. Na região de Maringá as perdas ficam abaixo das médias brasileira e paranaense.
Os técnicos do Instituto Emater vão a campo com estagiários e avaliam as perdas de acordo com a metodologia desenvolvida pela Embrapa Soja. O trabalho conta ainda com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Unicesumar, da Uningá, das prefeituras, dos sindicatos e das federações de produtores e trabalhadores rurais, além de cooperativas e empresas privadas do setor.
A premiação dos melhores operadores de colheitadeira acontecerá durante a 24 Festa da Soja, dia 14 de junho, a partir das 19h30min, no Pavilhão Branco da Sociedade Rural de Maringá. Será realizado um jantar para homenagear os agricultores, operadores e seus familiares, devendo reunir cerca de 1200 pessoas. Na edição deste ano o concurso vai reunir operadores de Ângulo, Atalaia, Astorga, Dr. Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Ourizona, Paiçandu, Santa Fé, São Jorge do Ivaí, Sarandi.
Mais informações: Escritório Emater Local de Maringá (44) 3219 2500.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |