dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Evento    
Agregar valor à cadeia produtiva do milho motiva debate entre produtores e especialistas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Daniela Garcia Collares, Embrapa Agroenergia
20/02/2019

A Associação Brasilieira de Produtores de Milho (Abramilho) realiza nesta quarta-feira, 20/02, às 9h, na sede da Associação em Brasília, um Encontro Técnico com a participação de produtores, representantes da indústria e da pesquisa. A reunião tem como objetivo a troca de experiência para aplicação de tecnologias e desenvolvimento de produtos e processos com resíduos da cadeia produtiva e beneficiamento do milho.

Está na programação do debate a produção de biogás (energia elétrica e veicular) a partir da biomassa do milho em ciclo sustentável, tema que será apresentado pelo presidente da Abiogás, Alessandro Gardemann; da Datagro, Plinio Nastari; da Castrolanda, Vinicius Fritsch; e pelo produtor rural Jan Haasjes. Também será debatido o tema Etanol de Milho no Brasil (em especial do Mato Grosso), por Glauber Silveira da Arefloresta/Abramilho. A terceira temática será abordada por Angelo Pedrosa, da Cargill, sobre o milho na indústria brasileira. Na sequência, Jadyr Oliveira, da Prozyn, irá falar da produção de enzimas e usinas hídricas de cana e milho. Para finalizar a rodada de discussão, o pesquisador Félix Siqueira, da Embrapa Agroenergia abordará as alternativas tecnológicas e econômicas do milho.

Na sua apresentação, Félix irá enfatizar o modelo de biorrefinarias baseado em processos fermentativos para a obtenção de bioprodutos de valor agregado, por meio da integração dos sistemas já existentes. São diversos os resíduos do milho, entre eles o sabugo, a palha, a quirera, as cascas do polimento/beneficiamento do grão, etc., que podem servir de substrato para o cultivo microbiano (fungos, bactérias, leveduras), podendo assim gerar produtos tais como enzimas, proteína microbiana, ácidos orgânicos, monossacarídeos (açúcares), transformando passivos ambientais e ativos financeiros.

Félix comenta que o milho, por ser uma commodity, varia o preço. “Discutir em um cenário nacional alternativas para a cadeia produtiva do milho, desde a produção até os usos de seus resíduos, como o biogás, etanol, enzimas, etc., é fundamental para a geração de novas divisas financeiras. Será importante estarmos como unidade de pesquisa neste evento promovido pela Abramilho.

Paulo Bertolini, diretor da Abramilho e produtor rural no Paraná, conta que a produção da cultura dobrou nos últimos 10 anos para 93 milhões de toneladas. Ele explica que o Brasil um potencial produtivo beirando 200 milhões de toneladas/ano sem abrir novas áreas agrícolas e por isso precisamos começar a pensar como vamos escoar e utilizar melhor esses produtos dentro do Brasil para agregar valor. O milho é conhecido normalmente como matéria prima de ração animal, mas sua cultura propicia centenas de utilidades na indústria, na produção de energia, de produtos como o plástico biodegradável, entre tantos outros, como nas cervejarias, na indústria alimentícia e no artesanato. “A palavra-chave é agregar valor”, ressalta Bertolini.

Ele destaca a importância do debate. “O grande desafio como entidade é entender melhor essas oportunidades. Nosso objetivo é trazer para a Abramilho tudo o que se pode fazer com o milho, tanto do produto quanto dos resíduos. Para isso temos que chamar os especialistas para entender e depois levar para todos os produtores e negociar em pautas governamentais”, conclui o diretor.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada