Carregando...
Um grupo de 27 extensionistas está participando de um curso de capacitação, em Curitiba, para que possam assessorar associações e cooperativas familiares do estado. Eles integram o projeto Mais Gestão que será desenvolvido pelo Instituto Emater por meio de um contrato firmado com a Anater (Associação Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). Nos próximos dois anos os extensionistas vão atender 70 organizações de agricultores do estado. O objetivo é qualificar as instituições para que elas possam ter acesso a mercados privado e institucional, promovendo o desenvolvimento das famílias envolvidas.
De acordo com Sérgio Aufinger, do Instituto Emater, serão 40 horas de curso dirigido à equipe técnica e especialistas que vão atuar na capacitação dos gestores das associações e cooperativas. Em março outros 35 extensionistas devem passar pelo mesmo processo de formação. As cooperativas atendidas vão aprofundar o trabalho de gestão social e econômica. Todas elas são formadas por agricultores familiares e têm, entre 20 e 50 associados. Aufinger afirmou que diversas atividades serão implementadas, desde a assessoria aos diretores e associados até o acompanhamento do processo produtivo. A cada doze meses a Anater vai avaliar o serviço prestado pelos extensionistas. "A Emater já vinha acompanhando muitas dessas organizações, mas com esse trabalho o atuação dos extensionistas terá mais consistência", observou Aufinger.
O projeto Mais Gestão pretende tornar os empreendimentos dos agricultores familiares mais eficientes e atuantes no mercado. De acordo com Aufinger, os extensionistas vão promover melhoramentos nos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação necessários a qualquer empreendimento. "Com isso queremos promover o desenvolvimento sustentável das famílias associadas e contribuir para o desenvolvimento da agricultura paranaense", concluiu Aufinger.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |