dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    

Técnicos e lideranças de vários municípios do Planalto Norte Catarinense participaram de um Dia de Campo na Unidade de Referência Técnica (URT) de Piscicultura da Epagri de Mafra no dia 6 de dezembro. Na unidade, localizada na propriedade de Luiz Gustavo Witt, os participantes conheceram uma estufa aquícola com área de 1.000m² destinada à recria, durante o inverno, de alevinos de tilápia em sistema superintensivo de criação.

O engenheiro-agrônomo Rodrigo Mira Otto, da Epagri do município, relata que sempre acreditou que esse tipo de tecnologia, já usado em outros lugares do País para manutenção de matrizes, poderia ser usado para a recria de alevinos durante o inverno. O sistema antecipa o povoamento dos alevinos em até três meses (atualmente, a oferta de alevinos na região inicia no final de outubro). “Com isso, o produtor ganha um bom tempo para a engorda da tilápia antes do início do inverno, período crítico para os tilapicultores das regiões frias”, explica.

Rodrigo diz que o risco de perda de tilápias adultas no inverno praticamente desaparece com o uso dessa tecnologia. “Pode haver perdas de alevinos durante o processo, mas o prejuízo é consideravelmente menor”, afirma.

A novidade também aumenta a competitividade do peixe cultivado pelos produtores do Planalto Norte. “Dificilmente conseguiremos competir com os produtores das regiões de clima quente do Estado. Porém, com o uso dessa tecnologia, que é acessível até para pequenos produtores, podemos conquistar nosso espaço no mercado com uma tilápia de excelente qualidade, de baixo custo e com menos riscos ao piscicultor”, diz o agrônomo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada