|
|
Carlos Dias, Embrapa Solos
19/12/2018
|
Carregando...
No dia 17 de dezembro, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro se encontrou a fim de apresentar propostas para o desenvolvimento fluminense aos políticos atuais e recém-eleitos. Batizado de “Agenda do Futuro”, o evento reuniu representantes do setor produtivo e de segmentos estratégicos da sociedade civil, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).
O Fórum foi criado pela ALERJ para conectar iniciativas, promover debates e criar uma agenda comum que reúna academia, sociedade civil organizada e o parlamento fluminense. Composto por 48 instituições, entre elas a Embrapa, o fórum tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.
No encontro do dia 17, o chefe geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, expôs perante a Assembleia algumas pautas da agropecuária fluminense, como a urgência na elaboração do Plano Agropecuário Estratégico do estado. “O Plano é o que falta para o Rio decolar na agropecuária. Esperamos que nos próximos 10 anos o estado deixe de ser um grande importador de alimentos para se tornar um grande produtor; não somos apenas um estado turístico, temos aptidão clara para a auto-suficiência alimentar”, disse Polidoro lembrando alguns produtos estaduais como o leite de cabra da Região Serrana, a laranja de Araruama e o aipim de Itaguaí
A importância da elaboração do Plano Estratégico também foi reiterada pelo diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo. Ele lembrou a importância do mapeamento adequado do solo e o impacto positivo que o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), coordenado pela Embrapa Solos, vai trazer.
Polidoro ressaltou que o Rio é privilegiado por possuir três centros de pesquisa da Embrapa (Solos, Agrobiologia e Agroindústria de Alimentos). “Nossas unidades representam as 42 que estão espalhadas pelo Brasil, podem contar conosco. Universidades, Faperj, Emater e Pesagro já nos reconhecem e sabem que estamos à disposição”.
A representante da Embrapa no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro é a chefe adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Solos, Petula Ponciano.
Estiveram presentes na Assembleia Legislativa representantes de instituições como a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Federação de Transporte de Carga do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-RJ), Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo OCB/CescoopRJ e Associação Brasileira de Agência de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ).
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |