dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Semana do agricultor: do plantio ao consumo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
24/07/2018

Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade o agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir a maior parte dos bens essenciais para o sustento do país. Relatos históricos apontam que a profissão está presente no mundo há cerca de 3.000 a.C. Hoje muita coisa mudou, a tecnologia entrou em cena, mas não se pode esquecer da importância histórica desta profissão, que mudou a maneira como o homem passou a viver e enxergar o mundo.

Com o passar dos séculos, o agricultor desenvolveu técnicas que possibilitaram o avanço da agricultura como a conhecemos hoje e em especial, a mecanização no campo, responsável pelo aumento na produtividade e geração de alimentos. Na verdade, este foi um grande passo para o Brasil se tornar o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, cacau, laranja, soja e feijão.

Em 28 de julho de 1860, o imperador D. Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, e somente em 1930, depois de diversas mudanças de nomenclatura, governo e atribuições, que o órgão passou a se chamar Ministério da Agricultura. Para comemorar os 100 anos da criação do ministério, o então presidente, Juscelino Kubitschek, assinou o Decreto-Lei nº 48.630 de 1960, instituindo o dia 28 de julho como o Dia do Agricultor, fazendo menção a importância do agricultor para o crescimento econômico do país e para a sociedade.

Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais à comunidade. Atualmente, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, muitos agricultores tornam a terra fértil e produtiva, resguardando os recursos naturais. Principalmente aqueles que trabalham com a agricultura orgânica, que leva aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade, livres de agrotóxicos e aditivos químicos.

Júlio Santos Morais, 26 anos, filho de agricultores, sendo a quarta geração na sucessão rural, afirma que “na agricultura natural, o produtor se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que tiram o máximo proveito da ecologia e dos recursos naturais locais, em obediência às leis da natureza”. Ele acredita que é preciso ter amor pelo campo e respeito ao meio ambiente para produzir o que há de mais sagrado para a humanidade, “apaixonados pela prazerosa atividade, os agricultores enfrentam os diferentes cenários de mercado e clima, enfrentam a cada ano um novo desafio e grande parte dos alimentos que está em sua mesa, mesmo que você não imagine, passou pelas mãos de um agricultor, o responsável por cultivar grãos, sementes e hortaliças.”

O agricultor continua construindo um novo caminho para a agricultura e mudando o futuro do homem no campo e na cidade. Esses são os principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada