dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Produção de banana e cultivo de tambaqui são temas de cursos que a Embrapa Amazônia Ocidental oferece em março
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernando Goss, Embrapa Amazônia Ocidental
27/02/2018

Com o objetivo de capacitar tecnicamente produtores e técnicos de Assistência e Extensão Rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental oferece dois cursos gratuitos durante o mês de março. Os cursos “Sistema de Produção de Banana” e “Cultivo de Tambaqui em Tanque Escavado”, serão realizados nos dias 15 e 28 de março, respectivamente, na sede da Embrapa. As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelos telefones (92) 3303 7832/ 3303.7901/3303.7836 (SAC) ou pelo e-mail amazonia-ocidental.eventos@embrapa.br.

Os dois cursos fazem parte do programa de capacitação que o setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental organizou para o ano de 2018. Voltados para produtores e técnicos da Ater, na programação está prevista a realização de, pelo menos, dois cursos por mês. A programação iniciou em fevereiro com a realização de cursos sobre produção de milho no Amazonas e sobre coleta de solos, análise e interpretação de resultados. Mais informações sobre a programação de cursos podem ser obtidas no site https://www.embrapa.br/amazonia-ocidental.

Ministrado pela pesquisadora Mirza Carla Normando Pereira, o curso sobre bananicultura tem como objetivo orientar técnicos de Ater e agricultores sobre as tecnologias disponíveis para o sistema de produção da banana. A bananicultura representa uma importante e tradicional atividade agrícola no estado do Amazonas, principalmente por ser uma das frutas mais consumidas pelas populações locais. Porém, o estado do Amazonas ainda é um grande importador de bananas para atender a demanda interna, especialmente do município de Manaus. Segundo a pesquisadora da Embrapa, para elevar a produção, é necessário não apenas aumentar a área de cultivo, mas obter produtividades maiores, o que depende da disponibilização e adoção de orientações técnicas atualizadas para o cultivo da banana nas condições regionais.

O tambaqui é um dos peixes mais consumidos no estado, e a cultivo em tanques vem se mostrando uma alternativa econômica para os produtores rurais. O curso, ministrado pelos pesquisadores Antônio Cláudio Uchoa Izel e Roger Crescêncio, vai apresentar as tecnologias disponíveis para o sistema de produção de tambaqui, com o objetivo de subsidiar técnicos e piscicultores com informações que elevem a produtividade do pescado. De acordo com os pesquisadores, a atividade deve ser conduzida de forma profissional, utilizando-se as técnicas corretas desde o recebimento dos alevinos até a despesca e comercialização. Desse modo, a piscicultura bem conduzida torna-se uma opção econômica e altamente rentável, que pode contribuir com o desenvolvimento econômico e social, aumentando a geração de renda no campo e o fornecimento de alimento de qualidade para o mercado consumidor.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada