dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Oportunidade para toda a família
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Andrade, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
18/01/2018

Ter a terra para plantar e dela prover o alimento e o sustento têm sido o objetivo comum de milhares agricultores familiares que por não ter terra trabalham como arrendatários, meeiros, diaristas e assalariados com um percentual de ganho pequeno perto do muito que produzem. Situação que muda quando conhecem o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), pois ao possibilitar o acesso à terra e a estruturação do imóvel, o programa restitui aos trabalhadores rurais à dignidade e o orgulho de viver no campo.

Com a família Schmidt, de Santa Catarina, não foi diferente. Trabalhando como arrendatários, eles só tinham retorno de apenas 25% do que produziam. Em 2000, a família começou a dar os primeiros passos para mudar essa realidade. A alternativa, na época, foi acessar o crédito pelo então Banco da Terra. Foram 18,4 hectares adquiridos no município de Chapadão do Lajeado (SC).

Osmair Schmidt, de 43 anos, conta que seu pai foi um dos primeiros a ver no Crédito Fundiário a chance de mudar de vida e continuar produzindo, só que agora numa terra em que ele era o dono. Seguindo os passos do pai, Osmair agarrou a oportunidade, adquirindo pelo Programa uma área de 14,4 hectares, a 16 km da propriedade do pai, mudando definitivamente a história da sua família.

O beneficiário conta, ainda, que se sente orgulhoso em estar trabalhando e investido em uma terra que é sua. “Vimos a boa experiência do meu pai e, então, resolvi comprar um pedacinho de terra para mim também. Se não fosse o Programa, não teríamos como comprá-la. Isso aqui significa tudo para mim. É tudo que eu tenho”.

“Mais que sustentar a família, sei que o que estamos construímos hoje fará a diferença na vida dos filhos. Penso que vai ser um futuro bom. Quando a gente começou não tínhamos nada. Eles vão ter bem mais condições do que eu, e mais para frente isso tudo aqui vai ficar para eles”, afirma.

“Contágio” positivo

O amor pelo campo e a conquista da terra própria contagiou toda a família. Recentemente, mais um dos filhos do sr. Arlindo Schmid, o caçula Valmir Schmidt, também comprou um imóvel rural pelo PNCF, onde cultiva 100 mil pés de fumo.

Em sua propriedade, o agricultor planta milho, feijão, fumo e cria aves e suínos, garantido renda e qualidade de vida para a família.

O PNCF

Os Schmidt estão entre as mais de 11 mil famílias catarinenses que viram no Crédito Fundiário a oportunidade de ver a família semear um futuro promissor no campo. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA), oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam financiar um imóvel rural e estruturar a propriedade. Saiba mais aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada