dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Olericultura gera renda e amplia negócios
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
31/10/2017

“Verdura é vida”, lembra a embalagem do agrião fresquinho, recém tirado da horta. E nesse caso, pode-se dizer também que essa verdura mudou a vida de uma família de Luiz Alves, município da região do Vale do Itajaí. É porque na propriedade do agricultor Sidemar e da Cristiane, uma decisão num momento de dificuldade mudou todo o rumo dos negócios. E mudou para melhor. “Chegou um momento que o agricultor Sidemar precisava contratar funcionários para aumentar a produção, ter maior volume de vendas, precisava melhorar sua renda. Foi então que sua esposa veio como a ajuda que ele tanto precisava”, explica Jerônimo Veppo, extensionista rural da Epagri.

Cristiane tomou a decisão de largar um emprego de anos na cidade, com estabilidade, para tentar algo novo, sem garantias. Eles decidiram apostar no campo, no meio rural, na produção de hortaliças. Para felicidade e satisfação de seu marido Sidemar. “Ter a família perto e trabalhando junto era o meu grande sonho. Pra mim, foi um grande negócio e tudo mudou dali pra frente”, comemora o agricultor Sidemar Reichert.

Com a decisão da esposa de trabalhar no campo, começava um novo ciclo nesse pequeno empreendimento familiar. Uma mudança profissional, com novas formas de comercializar a produção. “Não dava mais para continuar daquele jeito. Como precisávamos de um atravessador, os ganhos eram poucos. Então decidimos nós mesmos vender a produção, ir atrás de clientes, procurar o mercado. Conseguimos nos estabelecer e hoje estou muito feliz, faria tudo novamente”, conta a agricultora Cristiane Reichert.

O Sidemar trabalha há mais de 20 anos no campo. Hoje são três hectares e meio destinados ao cultivo de hortaliças, principalmente alface e agrião. Além da ajuda e parceria da esposa, outros fatores foram essenciais para crescer e melhorar a infraestrutura. O extensionista da Epagri lembra que essa família participou de um projeto estruturante do Programa SC Rural. “Eles conseguiram reformar a unidade de processamento, comprar equipamentos e também adquiriram um veículo utilitário para fazer as entregas”.

E assim, o serviço não para. Hoje, Sidemar ainda consegue comprar a produção de outros quatro agricultores da região. Com o caminhão cheio, os principais destinos são os restaurantes do litoral catarinense, que confiam no capricho do casal e na qualidade das verduras.

Confira essa e outras reportagens em vídeo no canal da Epagri.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada