Carregando...
Com excelentes resultados, a safra 2016/17 de algodão surpreendeu no Mato Grosso. O principal motivo foi o clima, favorável nos momentos certos da cultura. “Mais de 85% do algodão do estado é plantado na segunda safra, depois da soja. Como choveu bem e favoreceu o desenvolvimento, boa parte foi plantada em janeiro, com uma boa janela”, explica Marcio de Souza, Coordenador de Pesquisa e Difusão de Tecnologias do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA).
A pluviosidade foi decisiva para o aumento da produção. “As chuvas foram muito boas e se estenderam além do período esperando. As precipitações de abril e maio fizeram com que a planta conseguisse atingir todo o seu potencial”, afirma o especialista. As regiões produtoras Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Diamantino e Deciolândia foram as mais favorecidas com as condições perfeitas durante o cultivo.
Como resultado, o crescimento foi significativo. Na safra anterior, com base na produtividade média da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram 897.235 mil toneladas de algodão em pluma. Nesta, foram produzidas aproximadamente um milhão de toneladas.
Segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a previsão é de que a chuva se estabilize nas regiões produtoras nos próximos meses. Cerca de 10 a 15% do algodão é plantado a partir de dezembro no Mato Grosso e o restante no período da safrinha. “Em ambas as ocasiões, a chuva vai colaborar. Quem planta no período da safrinha já está com boa parte da safra semeada, ou seja, a safrinha ocorrerá no período certo”, afirma.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |