Carregando...
A Primeira Rodada Sul de comercialização de orgânicos fechou negócios da ordem de R$ 1.165.000,00 e prospectou mais R$ 3,5 milhões de negócios futuros. Os negócios ocorreram no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá, SC, reunindo 105 participantes, entre eles agricultores, cooperativas e 14 compradores, na última quarta-feira, dia 27 de setembro.
Foram ofertados diversos produtos, como arroz, banana, pitaia e milho. Realizado por Epagri, SC Rural, Agreco, Uneagro e Instituto Federal, a Rodada Sul de negócios aproximou agricultores e compradores de supermercados e mercados especializados em produtos orgânicos, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
“O papel da Epagri é este, de mostrar que existe uma demanda na sociedade por produtos limpos, orgânicos, que existe espaço para crescer e que quem entrar vai receber assistência técnica”, explica Reginaldo Ghellere, Gerente Regional em Araranguá. Ghellere destaca também a oportunidade que os agricultores tiveram de realizar negócios futuros. Na Rodada de Negócios, o comprador falou de suas demandas e o agricultor começou a planejar entregas futuras, de produtos orgânicos certificados.
Arroz, mel, hortaliças, frutas como banana, pitaia e maracujá, folhosas, milho e frango estão entre os produtos orgânicos do Sul de Santa Catarina, região que abriga 30% de todos os produtores de orgânicos do Estado. Se o frango produzido em Santa Rosa de Lima é orgânico, a ração para as galinhas precisa também ser orgânica. Oportunidade para a família Marinho, de São João do Sul, que iniciou tratativas com a Agreco para fornecer milho orgânico.
“Como existe demanda e existe produção é necessário fazer esse tipo de movimento para integrar todos os atores dessa cadeia de produção e de comercialização”, diz Adílson Lunardi, da Agreco, cooperativa de agricultores ecológicos que existe desde 1996 e tem base territorial em Santa Rosa de Lima e outros sete municípios da região da encosta da Serra. “Essa tendência do orgânico veio para ficar, cada vez mais o consumidor busca uma alimentação mais saudável”, observa Lunardi.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |