Carregando...
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro realiza entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, o lançamento do espaço de exposição e comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, na Rua da Lapa, 107, no Centro da cidade.
Há muitos anos tem o desejo de aproximar e divulgar a produção da agricultura camponesa do Rio de Janeiro e do Brasil e dialogar sobre a Reforma Agrária, como forma de fortalecer a relação campo e cidade e o projeto da Reforma Agrária Popular, entendendo que este projeto é uma opção do conjunto da classe trabalhadora.
Esta é umas das formas de mostrar para sociedade a urgência e necessidade da Reforma Agrária, que além da democratização da terra tem como prioridade a produção de alimentos para o povo brasileiro.
No estado do Rio de Janeiro existem 19 assentamentos ligados ao MST. Na região Norte Fluminense, Região dos Lagos, Sul fluminense, e Baixada Fluminense. Os assentamentos estão também organizados em cooperativas e associações, como as cooperativas COOPATERRA, COOPAMAB e 20 associações, além dos grupos coletivos de produção e comercialização, com destaque para o de mulheres e de jovens.
Este espaço terá uma representação destas localidades e uma diversidade de alimentos desde frutas, verduras e legumes em geral, como produtos processados e ainda fitoterápicos e fitocosméticos. Estes produtos recebem a marca TERRA CRIOULA que representa os produtos dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de janeiro.
Segundo o dirigente do Setor de Produção Raoni Lustosa “É uma experiência que estamos iniciando com o funcionamento de duas vezes ao mês até dezembro, com entrega de Cestas da Reforma Agrária que poderão ser solicitados anteriormente via email (terracrioula@gmail.com)”.
Estão previstos para inauguração além da feira de produtos, comidas típicas da Culinária da Terra e shows ao vivo todos os dias como Caramuela dia 16/09 as 19:30 e Roda de Choro dia 18/08 as 12:30. O ato de lançamento é nesta quarta-feira, dia 16/08 às 18h.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |