dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Gestão    
Livro aponta cenários para o desenvolvimento futuro do Brasil
Publicação é apenas a primeira etapa da iniciativa que visa a construção de cenários prospectivos para o Brasil em 2035
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Robinson Cipriano e Eduardo Rodrigues, Embrapa
08/06/2017

Que caminhos o Brasil poderá trilhar até o ano de 2035? Quais são os possíveis cenários que afetarão o desenvolvimento do nosso país nas próximas décadas? Que incertezas poderão surgir nessas escolhas?

Respostas para essas e outras perguntas estão no livro Brasil 2035: Cenários para o Desenvolvimento, que foi lançado nesta terça-feira, 6 de junho, em Brasília-DF, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).

A publicação é fruto do trabalho desenvolvido no projeto Brasil 2035: construindo hoje o país de amanhã, capitaneado pelas duas instituições por meio da realização, no ano passado, de três pesquisas e 17 oficinas, que contaram com a participação de mais de 800 especialistas da academia, sociedade civil, Forças Armadas, sistema financeiro, economia real e administração pública. Duas dessas oficinas foram realizadas na Sede da Embrapa, sob a coordenação da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) e participação da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI) e da Embrapa Agroenergia, e que fundamentaram os capítulos 2, 3, 4 e 17 - este último focado no tema Bioeconomia.

O objetivo do projeto é identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil, tendo 2035 como horizonte temporal. “Esses especialistas se empenharam na análise de quatro dimensões setoriais (econômica, social, político-institucional e territorial), três transversais (água, meio ambiente e ciência & tecnologia), além de temáticas de interesse dos parceiros (bioeconomia, financiamento de longo prazo, energia, previdência, paz, defesa e segurança internacional, entre outras)”, destacou a coordenadora do projeto, Elaine Coutinho Marcial, do IPEA, e um dos cinco editores técnicos do livro.

Quatro possíveis cenários foram desenhados no trabalho e cada um foi detalhado em um dos capítulos da publicação, que está disponível para ser baixada gratuitamente no site do Ipea. Veja abaixo um resumo de cada um desses cenários futuros:

Futuro tratado como insumo
Autor do prefácio do livro e presente na mesa de abertura durante o lançamento no Ipea, Maurício Lopes, presidente da Embrapa, ressaltou a satisfação em participar do projeto. "Vivemos um momento no Brasil em que somos o tempo todo pressionados a olhar para a realidade presente ou para o passado, olhando mais para o retrovisor do que para o futuro. São poucos os estímulos e sinais, como foi o caso deste trabalho, para indicar necessidades prementes do país em olhar adiante, se capacitar, se habitar a modelar futuros possíveis que nos ajudem a construir trajetórias virtuosas".

Lopes complementou que o futuro é um dos principais insumos da Embrapa. "Se nós não tivermos a competência e a capacidade de antecipar, de antever e de modelar cenários possíveis, instituições como a nossa correm o risco muito grande de tomar caminhos equivocados, fazer escolhas que não são as melhores. O grande desafio é pensarmos desenvolvimento e planejamento modelando e desenhando trajetórias virtuosas para o futuro do nosso país", concluiu.

Sem deixar de lado o enfrentamento das urgências conjunturais, os coordenadores da plataforma defendem a necessidade de alargar o horizonte temporal de referência no debate sobre planejamento governamental. A construção de cenários prospectivos para o Brasil em 2035, lançada agora em livro, foi apenas a primeira etapa dessa iniciativa. "Agora vamos nos concentrar na sua divulgação e nos debates que serão realizados pelo país. No próximo dia 22, por exemplo, vamos levar a discussão do Brasil 2035 para dentro do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro", afirmou Elaine Marcial.

Nos próximos meses a equipe do Núcleo de Cenários e Estudos Prospectivos do Ipea vai se dedicar a cinco novos objetivos: a montagem do sistema de monitoramento dos cenários e cenas; a ampliação da rede formada com o projeto; o desenvolvimento de novas cenas; o desenvolvimento de estudos aprofundados; e a seleção e monitoramento de indicadores.

Mostrando alinhamento com os rumos do projeto, o coordenador do Agropensa e um dos autores do capítulo de Bioeconomia, Édson Bolfe, da SIM, detalhou que a participação da Embrapa não ficou restrita às discussões dos cenários sobre os aspectos sociais, econômicos, político-institucionais, territoriais e à coordenação do estudo específico sobre desafios e oportunidades em bioecnomia. "O livro Brasil 2035 será uma das bases que a Empresa vai utilizar na revisão do documento Visão, que foi iniciada no final do ano passado. Estamos na fase de coleta de dados e informações de relevância estratégica para o futuro da agricultura", destacou.

Para saber mais sobre o Projeto Brasil 2035
- Plataforma “Brasil 2100 – construindo hoje o país de amanhã”, que tem como objetivo estimular o debate sobre possíveis caminhos e desafios para construção de uma sociedade mais próspera e solidária no Brasil até 2100.
- Agropensa
- Entrevista: Aposta sustentável
- Seminário Brasil 2035
- Projeto Brasil 2035 abre consulta sobre incertezas críticas

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Publicações
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada