dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Instituições articulam parceria para agricultura de precisão em SE, AL e BA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Saulo Coelho, Embrapa Tabuleiros Costeiros
17/05/2017

Desenvolver soluções tecnológicas avançadas para uma agricultura de precisão na região denominada SEALBA – que compreende novas áreas agrícolas em Sergipe, Alagoas e Bahia –, garantindo diagnósticos precisos, aumentando a eficiência no uso de insumos e fortalecendo a sustentabilidade da produção. Esse é o objetivo da parceria que está sendo construída entre Embrapa e organizações do setor privado para realização de pesquisas em áreas de produção no novo território.

Um grupo de trabalho foi constituído, composto pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Edson Patto, os engenheiros-agrônomos Jonatha Pfaffmann de Almeida Couto e Rafael Cavalcante de Melo, da Tecnoparts Agricultura de Precisão, o engenheiro de produção Celso Hiroshi Hayasi e o geólogo Tiago Ximenes Cabral Dutra, da Invento Geosoluções e o engenheiro-agrônomo Celso Zuppi, da Syngenta.

Os parceiros se reuniram no final de abril para discutir as ações de pesquisa. A primeira delas deve ser a implantação de um experimento para doses de adubação nitrogenada na cultura do milho – na qual Sergipe tem destaque nacional –, com objetivo ajustar equações para recomendação em tempo real de doses de nitrogênio em função do NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, em inglês), obtido por meio de imagens aéreas com câmeras multiespectrais e outros tipos de sensores.

NDVI equivale em português a Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Serve para analisar a condição da vegetação natural ou agrícola nas imagens geradas por sensores remotos, a exemplo de imagens de drones, satélites e outras tecnologias de sensoriamento remoto com câmeras especiais.

Aplicações
Entre suas diversas aplicações, a tecnologia serve para monitoramento de lavouras, detecção de efeitos de secas, detecção de danos provocados por pragas, estimativas de produtividade agrícola, determinação de dosagens variáveis e precisas de insumos por cada parcela, modelização hidrológica e mapeamento de áreas agrícolas.

Os integrantes do grupo também discutiram uma ação em área de produção comercial de milho na região de Rio Real, no nordeste da Bahia, onde serão obtidos mapas de NDVI para aferição das correlações desse índice com produtividade e outras variáveis da lavoura.

Os participantes mostraram-se animados e abertos para inclusão de novos parceiros para fortalecimento do grupo de trabalho, que poderá expandir suas ações para outras culturas destinadas a produção de grãos, bem como para pastagens, cana-de-açúcar, fruteiras, olerícolas e outras.

Além da recomendação de adubação em doses variadas, também poderão ser estudadas outras variáveis, como a detecção de infestação por pragas e doenças para tomada de decisão rápida de controle.

“A recomendação de uso de insumos de forma racional por meio da agricultura de precisão será importante para aumento do lucro dos produtores, além da diminuição dos riscos de contaminação ambiental pelo uso excessivo de insumos agrícolas”, explica Patto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada