dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Técnica de raio X permite precisão e rapidez na avaliação da qualidade de sementes de tomate
Análises das imagens de plântulas mostram danos nas sementes que podem afetar a germinação da espécie
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macêdo, Embrapa Hortaliças
03/05/2017

Rapidez e precisão dos resultados. Essas foram as respostas aos testes realizados com a técnica de raio X para avaliar a qualidade de sementes de tomate, no caso em questão o BRS Nagai, lançado em 2011 pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). As análises das imagens de plântulas (embrião vegetal desenvolvido dentro da semente) mostraram que danos nas sementes podem afetar a germinação da espécie, conforme os seguidos testes realizados.

Os trabalhos em torno dessa avaliação tiveram como base o projeto “Estudo de alterações fisiológicas, bioquímicas e moleculares em sementes de tomate: implicações no estabelecimento de sistemas eficientes de produção de cultivares híbridas”, desenvolvido pelo pesquisador Warley Nascimento.

A proposta virou tese de doutorado da agrônoma Shara Borges, da área de Produção Sustentável da Universidade de Brasília (UnB) e orientanda de Nascimento. Segundo ele, que assumiu em janeiro último a chefia-geral da Unidade da Embrapa, o foco no tomate deveu-se à importância econômica da hortaliça dentro da cadeia produtiva, “e os resultados positivos dos testes, que por sua vez validam a escolha do tema como tese de doutorado, sugerem um reconhecimento da sua relevância para a produção de sementes”.

Para a agrônoma, as principais vantagens da técnica referem-se à aceleração do processo de germinação e ao dimensionamento do estádio de maturação da semente, determinante para o sucesso, ou não, da germinação. “O teste de germinação de tomate leva cerca de 14 dias para apresentar resultados, e a partir do uso do raio X o tempo para avaliação da qualidade do lote de sementes é reduzido e sua análise pode predizer a performance das sementes por meio da morfologia do embrião, permitindo assim a seleção de sementes de alta qualidade, explica Shara.

Processo
O processo segue etapas, de acordo com a agrônoma: de um lote de sementes, é tirada uma amostra que é submetida à técnica de raio X e, dependendo de como estará a estrutura interna morfológica daquele embrião, será possível identificar as características de germinação, assim como a melhor época para colher as sementes.

Nesse caso, foi verificado que quando o embrião não apresenta anormalidade, a planta germinada também não apresenta problemas de vigor. O contrário também foi correlacionado – um embrião identificado com anormalidade não vai gerar uma plântula vigorosa. “No caso dos nossos experimentos, os frutos foram colhidos em diferentes épocas, então encontramos sementes onde o embrião não estava totalmente formado e outras onde alcançaram a máxima qualidade fisiológica, comprovada por meio de testes de germinação”, descreve Shara, que credita como eficiente para o estudo de maturação fisiológica de sementes de tomate o método de análise das imagens por meio de raio X.

Ela chama a atenção para o fato de o raio X envolver um teste de germinação complementar à RAS (Regra para Análise de Sementes), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obrigatória. Conforme a agrônoma, a técnica é promissora para os estudos de qualidade de diversas espécies.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada