|
|
Helena Boucinha, Emater/RS-Ascar
13/04/2017
|
Carregando...
Em São Pedro do Sul, a Emater/RS-Ascar, em parceria com Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Coomat, Sindicato Rural, Cooperagro, Cotrisel e Massey Ferguson, realizou no dia 11/04, um Dia de Campo sobre regulagem de máquinas e perdas na colheita da soja.
A atividade ocorreu na localidade de Capeleto, na propriedade de Renan Petini, com a participação de 50 produtores locais.
Na região, a Emater/RS-Ascar está orientando sobre como evitar que o produtor tenha perdas desnecessárias, aprimorando o processo de colheita.
O assistente técnico de Produção Vegetal, Solos e Armazenagem de Grãos do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rocha Barcellos, destaca a importância de calcular e avaliar as perdas. “A primeira recomendação dada a produtores, técnicos e, principalmente operadores de colheitadeiras é que façam, na medida do possível, a aferição das perdas na colheita de soja para saber quanto se perde e quanto ganha”, afirmar Barcellos.
A demonstração das perdas foi feita pelo engenheiro agrônomo Gilvan Bertolo, Mestre em Agronomia e doutorando em Engenharia Agrícola, do Núcleo de Ensaio de Máquina Agrícola (Nema), da UFSM, e pelo engenheiro agrícola Rovian Bertinato, doutorando em Mecanização Agrícola, também da UFSM, que abordaram as evidências de perdas antes da colheita, na plataforma e na peneira.
Conforme o técnico agrícola do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Pedro do Sul, Ademar Antônio Franchi, a iniciativa reduz a perda de soja em torno de 40 a 60 kg por hectare.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |