dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Embrapa abre inscrições para 48º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernanda Diniz, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
08/04/2016

Todos os anos, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília, DF, promove cursos destinados a capacitar produtores de cogumelos de todas as regiões brasileiras na técnica de cultivo JunCao. Essa técnica foi adaptada da China para o Brasil e permite baratear a produção por utilizar substratos mais econômicos, como gramíneas com outros nutrientes, ao invés de troncos de madeira e serragem usados nos meios de cultivo tradicionais. Este ano, o curso acontece no período de 24 a 28 de maio e oferece 40 vagas. As inscrições estão abertas até 15 de maio, mas quem fizer a inscrição até o dia 15 de abril peróximo, poderá parcelar o valor em duas vezes.

O curso é voltado a produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação e será ministrado a partir de aulas práticas e teóricas. Além do cultivo, os participantes terão acesso também a conteúdos relacionados a esses fungos, como: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química e biocontrole, entre outros.

Por que cultivar cogumelos?
Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura. Desde que trouxe a técnica chinesa para o Brasil, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Urben tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos. A ideia é tornar o cultivo de cogumelos mais popular no país, já que a produção – cerca de 160g/ano - é ainda pouco expressiva quando comparada a outros países, como a França, por exemplo, onde o consumo de cogumelos per capita é de 2 kg/ano.

A Unidade mantém um banco genético de cogumelos para uso humano com cerca de 400 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal. Mas, para a pesquisadora, ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil. “Os cogumelos nutricionais e medicinais são importantes para a saúde humana, porém ainda pouco conhecidos pela população brasileira. O curso ensina as técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis, ao mesmo tempo que incentiva o consumo desses alimentos”, afirma.

Mercado em expansão no Brasil

Além dos benefícios dos cogumelos para a nutrição e saúde, o Brasil é um mercado em expansão para esses produtos. Os brasileiros consomem cerca de 57.600 toneladas de cogumelos por ano e a produção no país é de apenas 17 mil toneladas. Esse vácuo entre oferta e consumo é coberto pelos produtos importados. Portanto, o Brasil é, sem dúvida, um excelente mercado para a produção desses fungos.

E está crescendo. Nas décadas de 70 e 80, a produção de cogumelos no país era de apenas 3.000 toneladas/ano. Aumentou muito, especialmente nas décadas de 90 e nos anos 2.000.

“A vontade de consumir cogumelos tem crescido entre os brasileiros. Aliado a isso, o aumento do poder aquisitivo da população ao longo das últimas quatro décadas também contribui para esse panorama favorável à produção desses fungos no Brasil. Prova disso é que a taxa de crescimento da produção no país é de 7.1% ao ano, muito significativa quando comparada à taxa mundial, que é de 4,6%”, ressalta Souza.

No mundo, os cogumelos movimentam um mercado de US$ 20 bilhões/ano. A perspectiva para 2014 é de uma produção da ordem de cinco milhões de toneladas. É claro que, dentro desse contexto, o destaque é para os países asiáticos, como Japão, China e Coreia, onde o consumo é superior a 4 quilos de cogumelos por pessoa. Alguns países europeus, como Suíça, França, Alemanha e Holanda também aparecem bem nesse ranking. No Brasil, o consumo é de 160 gramas per capita. “Por isso, o país ainda tem muito a crescer em relação a esses produtos em todos os níveis: produção, mercado e consumo”, finaliza o biólogo.

Capacitação: diferencial para entrar com o pé direito no mercado
As capacitações oferecidas anualmente pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia representam um diferencial para os produtores que querem entrar de forma competitiva no mercado de cogumelos no país.

Uma das prioridades da Embrapa é diminuir os custos relacionados à produção de cogumelos e, assim, torná-los mais assíduos na dieta dos brasileiros. Infelizmente, o alto preço desses produtos no mercado (R$ 10,00) ainda os mantém afastados da mesa da maior parte da população.

Mas, de acordo com a pesquisadora Arailde, o consumo no Brasil tende a aumentar. As qualidades nutricionais e medicinais dos fungos, ainda pouco conhecidas, podem estimular o crescimento deste mercado, tornando a produção de cogumelos ainda mais rentável. Os cursos oferecidos pela Embrapa, que já treinaram cerca de 1.500 produtores, estão contribuindo para mudar essa realidade no país.

Conteúdo programático do curso
Aulas teóricas: noções gerais sobre cogumelos; cultivo de cogumelos (cogumelo rei, shimeji e shitake, entre outros) pela técnica Juncao; preparo de ‘'sementes” e inoculação de Fungos; matéria-prima Utilizada como substrato; doenças e pragas e seu controle; formulação e preparo de meios para “sementes”; empreendedorismo na área de cultivo de cogumelos: aplicabilidade para agricultura familiar; aspectos econômicos da fungicultura: processamento e mercado; cogumelos: uma importante fonte de metabólitos para a saúde humana; microrganismos agentes de controle biológico e moléculas bioativas associadas a cogumelos.

Aulas práticas: formulação, preparo de meios de cultura e isolamento de fungos; inoculação do fungo em grãos de cereais para produção de “sementes”; formulação em preparo de substratos com gramínea; inoculação de “sementes” em substrato de cultivo para produção de cogumelos.

Palestras no sábado (28/05) são abertas ao público
O último dia de realização do curso (sábado, 28 de maio) será dedicado à realização de palestras abertas ao público na parte da manhã (8 às 12h30). A primeira, de 8 às 9 h30, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: “Diversidade de cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana”.

A segunda, das 9h45 às 10h45, intitulada “Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum” será proferida pelo médico oncologista de São Paulo, Dr. Jorge Laerte Gennari.

A terceira e última será apresentada pelo médico Dr. Marcelo de Souza Gennari, de 10h45 às 12h30, sobre “O impacto da suplementação de Agaricus blazei sobre as células Natural killers (NK) ”.

 “Trata-se de uma ótima oportunidade para que os profissionais da área de saúde do Distrito Federal e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a nutrição humana”, ressalta Arailde.

Essas palestras acontecem no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica - PqEB, final da Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, Asa Norte, Brasília, DF) e a entrada é franca.

O edital e a ficha de inscrição para o 48º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais estão disponíveis aqui.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada