|
|
Vera Scholze Borges, Embrapa Produtos e Mercado
01/04/2016
|
Carregando...
Aproximadamente 160 produtores participarão de treinamento sobre cultivo da mandioquinha-salsa que será realizado pela Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Hortaliças em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc).
O treinamento faz parte de um Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inserido no Programa Nacional da Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco.
"A cultura da mandioquinha-salsa está em crescimento na região do Norte Catarinense e Sul Paranaense devido, em grande parte, às ações da Embrapa na disponibilização de material propagativo de elevada sanidade e treinamentos semelhantes a este que estamos realizando desde 2014", afirma Nelson Pires Feldberg, gerente do Escritório de Canoinhas, SC, da Embrapa Produtos e Mercado.
A atuação da Embrapa em Canoinhas teve início em 2011, com a produção de propágulos de mandioquinha-salsa com elevada sanidade, a partir de propágulos básicos da cultivar Amarela de Senador Amaral, que foram produzidos nos laboratórios da Embrapa Hortaliças. Esta cultivar foi lançada pela Embrapa em 1993 e representa hoje mais de 90% da área nacional com esta cultura.
Giovani Olegário, pesquisador da Embrapa Hortaliças explica que, no mercado informal, os propágulos de mandioquinha são, em grande parte, derivados de lavouras comerciais, e com o passar dos anos há acúmulo de doenças. Além disso, toda a produção de propágulos nesta situação se encontra irregular perante a Lei de Sementes e Mudas, trazendo prejuízos para o setor e principalmente para o agricultor, finaliza Olegário.
O evento conta na programação com a presença de uma das principais autoridades do país no assunto, o pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, falando sobre aspectos do manejo da cultura e qualidade dos propágulos na produção de mandioquinha-salsa. Antonio Bortoletto, analista da Embrapa Produtos e Mercado fala sobre oportunidades de negócios para produtores de mandioquinha e o pesquisador Giovani Olegário fala sobre o manejo cultural e produção de mudas de qualidade junto com Nuno Madeira.
O evento terá como público alvo em especial produtores rurais e empresas interessadas em serem licenciadas da Embrapa na produção e comercialização de propágulos.
Oportunidade de negócio
Em 2014 foram comercializados 16.550 propágulos, que foram os primeiros a serem produzidos pela Embrapa Produtos e Mercado em Canoinhas, informa Bortoletto. Em 2015 foram 28.460 propágulos e em 2016 a previsão é de que sejam comercializados mais de 100.000 propágulos, para produtores das principais regiões do país.
Como o mercado formal de mudas de mandioquinha-salsa com elevada qualidade fitossanitária é crescente e tem se mostrado viável do ponto de vista econômico, a Embrapa Produtos e Mercado fará, nos próximos meses, um Processo de Oferta para seleção de produtores de mudas e empresas, a fim de buscar parceiros na iniciativa privada com interesse em licenciamento para produção e comercialização de propágulos.
Dessa forma, a partir de 2017 a venda de propágulos aos produtores de mandioquinha-salsa passará a ser feita por empresas e produtores de mudas licenciados que serão acompanhados pela Embrapa, visando o aumento da oferta de propágulos de qualidade fitossanitária. A Embrapa Produtos e Mercado fará também, no seu Escritório em Canoinhas, a manutenção das plantas básicas das novas cultivares de mandioquinha-salsa BRS Rúbia 41 e BRS Catarina 64.
Serviço: Evento: "Treinamento sobre cultivo da mandioquinha-salsa". Data: 07 de abril de 2016. Horário: 8h00 às 12h00. Local: Clube Laffayette. Endereço: BR 280, Km 220 (em frente à Embrapa Produtos e Mercado), Canoinhas, SC.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |