|
|
Carlos Dias, Embrapa Solos
09/12/2015
|
Carregando...
O Amarelecimento Fatal (AF) é uma doença de causa desconhecida, e vem desafiando os cientistas há décadas. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) em parceria com pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) e Amazônia Ocidental (Manaus, AM) pesquisa a provável causa abiótica desta doença.
Os pesquisadores da instituição carioca Wenceslau Teixeira e Alexandre Ortega estiveram em Mojú (PA) onde se desenvolvem estudos em parceria com a Marborges, grupo produtor de óleo de dendê (palma de óleo) e que tem dado apoio às pesquisas com AF.
Foram avaliados alguns experimentos e realizadas reuniões para continuar as pesquisas e novos projetos que devem ser apresentados em breve a editais de fomento. A Embrapa mantém no local monitoramento da água no solo em dendezais plantados em camalhões, uma das estratégias de escape do AF proposto pelos pesquisadores.
O fenômeno El Niño que provoca estas anomalias com aumento da precipitação no Sudeste tem um efeito contrario na Amazônia. "No ultimo ano tivemos um período de secas na região produtora do dendê no Pará, e a seca apesar de reduzir a produtividade do dendezeiro, também reduz a incidência do AF, iremos continuar as avaliações por mais alguns anos para chegar a uma conclusão sobre a causa abiótica", comenta Wenceslau, que coordena este projeto de pesquisa.
|