Carregando...
A Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, SC, trabalha em pesquisa com produção orgânica de cebola. O sistema é baseado no uso de cultivares da Epagri, composto no canteiro, sistema de plantio direto na palha na lavoura com adubo verde de inverno em coquetel (centeio ou aveia associados a nabo forrageiro), adubação complementar com esterco de aves e fosfato natural. A produtividade neste sistema é amplamente variável de acordo com o manejo adotado, de 10 t/ha até 22 t/ha, principalmente de acordo com as condições de solo. O preço obtido tem sido compensador para a cebola orgânica, desde que seja certificada, pois alcança de duas até cinco vezes o preço obtido no convencional. Porém, a maior dificuldade para plantios de cebola orgânica em áreas superior a 1 ha é o manejo de ervas invasoras. Embora o sistema de plantio direto na palha reduza consideravelmente a presença de ervas invasoras, ainda são necessárias em média duas capinas adicionais localizadas.
A homeopatia tem sido proposta como sistema terapêutico na produção agropecuária no Brasil e incluída na legislação nacional para produtos orgânicos, permitindo o uso e em criações de animais e plantas cultivadas. Nas pesquisas realizadas em parceria entre as Estações Experimentais da Epagri de Ituporanga e Lages os preparados homeopáticos apresentaram potencial para uso em sistemas ecológicos de produção de cebola. Homeopatia de Calcário de conchas na diluição 6CH aumentou a porcentagem de bulbos comerciais, a produtividade de cebola e reduziu tripes. Natrum muriaticum 12CH incrementou significativamente a massa de bulbos e reduziu a incidência de tripes. As perdas pós-colheita foram menores em lavoura tratada com calcário de conchas 6CH junto com Natrum muriaticum 12CH.
Para reduzir e substituir agrotóxicos em sistema de produção integrada há pesquisas com o intuito de estudar substâncias alternativas. Nesta linha têm sido avaliadas agentes de controle biológico e caldas foliares minerais. Na etapa inicial das pesquisas foi concluído que o teor de ferro nas folhas favorece a presença do piolho da cebola. As cultivares de cebola também são diferentes no teor de micronutrientes nas folhas. A cultivar Epagri 352 Bola Precoce possui na folha menores teores de ferro, zinco e boro, e maior de cobre do que a Epagri 362 Crioula Alto Vale. Isto pode estar relacionado, além do clima, para a maior ocorrência de problemas fitossanitários na cultivar Crioula. O objetivo futuro é elaborar caldas foliares alternativas ao uso de agrotóxicos para reduzir presença de contaminantes no alimento produzido, solo e água.
Para mais informações, fale diretamente com o pesquisador Paulo Antonio de Souza Gonçalves, na Epagri Estação Experimental de Ituporanga, SC. Email: pasg@epagri.sc.gov.br
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |