|
|
Ana Lucia Ferreira, Embrapa Agrobiologia
22/10/2015
|
Carregando...
A Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) já está com o laudo favorável para o cadastro do Laboratório de Bioprocessos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O cadastramento é necessário para o laboratório atuar no controle de qualidade dos inoculantes fabricados pelas indústrias. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Milton Moraes Silva, fiscal agropecuário que fez a vistoria, o laboratório da UD é o único estabelecimento cadastrado com esta finalidade no Rio de Janeiro. "O laudo favorável já foi dado. Agora será emitido um certificado de cadastro", explicou o fiscal.
Segundo a legislação, todo estabelecimento produtor de fertilizantes, corretivos ou inoculantes precisa ter um laboratório de controle de qualidade que pode ser próprio ou contratado. Por estar cadastrado junto ao Mapa, o Laboratório de Bioprocessos poderá, a partir de agora, prestar serviço a essas indústrias produtoras de inoculantes.
O pesquisador Jerri Zilli disse que o próximo passo será o cadastramento como estabelecimento produtor de inoculantes. "Para fins de registro será um novo processo e uma nova vistoria. Já estamos bastante adiantados, temos algumas pendências documentais, mas muito em breve vamos conseguir", revela Zilli.
Além disso, a Embrapa Agrobiologia também vai buscar o credenciamento para se tornar uma instituição autorizada a fazer as análises de fiscalização do Mapa. Zilli explica que, para isso, o laboratório precisa estar acreditado na norma ISO 17025 (ABNT NBR ISO, IEC 17025). Um laboratório acreditado pelo 17025 é considerado competente e seu resultado é aceito como verdadeiro. "Então temos um caminho ainda para andar, que é buscar a acreditação para, em seguida, credenciar junto ao Ministério", complementa.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |