|
|
Daniela Maciel, Embrapa Gestão Territorial
28/10/2014
|
Carregando...
De 21 a 23 de outubro, durante a III Semana de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Embrapa Gestão Territorial ofereceu o curso "Determinação de vetores espaço-temporais para culturas agrícolas utilizando o QGis".
A capacitação teve dois principais objetivos: o primeiro foi apresentar os conceitos básicos sobre a construção e interpretação de mapas, o que englobou os sistemas de referência e de projeção, a conceituação básica de escala e, também, os conceitos e aplicações de ferramentas livres de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O segundo, foi a apresentação da metodologia para a representação de dados cartográficos, baseada na determinação de vetores espaço-temporais, desenvolvida pela Embrapa Gestão Territorial.
Essa metodologia, segundo o Analista de Geoprocessamento e instrutor do curso, Wilson Holler, possibilita acompanhar o deslocamento da produção agropecuária, por meio da determinação da concentração da produção (centros de massa), a partir de dados históricos oriundos das bases de dados oficiais.
O curso foi parte de uma série de outros eventos que ocorreram durante a semana, a qual teve duração de 20 a 23 de outubro. Para Wilson, a oportunidade em oferecer o curso deve ser vista como uma ação multiplicadora, no sentido de promover a capacitação de novos agentes para o trabalho com dados geográficos aplicados à agricultura. Segundo ele, o campo de atuação do engenheiro cartógrafo e agrimensor é amplo e há uma demanda contínua para o setor agropecuário, que ainda utiliza pouco a informação geográfica como elemento estratégico.
Ele destaca que houve um grande interesse dos acadêmicos pelo curso e que, na turma, havia dois grupos: os que já se familiarizavam com o tema e aqueles que tinham um contato inicial, porém, durante os dias de capacitação, foi possível nivelar os conhecimentos dos participantes e, na sequência, aprofundar um pouco mais o assunto.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |