|
|
Jalila Arabi, MDA
21/10/2014
|
Carregando...
Até o final de 2015, serão investidos cerca de R$ 45 milhões para a instalação dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets), em territórios rurais e da cidadania em 25 estados brasileiros. A ação é resultado de cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ganhou destaque em encontro realizado, nesta segunda-feira (20), em Brasília. Os projetos serão executados por meio de ações de extensão e pesquisa universitária.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, durante participação no evento, salientou a importância da iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). “Estamos celebrando uma parceria muito importante, para impulsionar ainda mais a nossa política de desenvolvimento territorial e para estimular o desenvolvimento daquele território, junto às nossas universidades”, disse ao salientar que a inclusão feminina no projeto é uma ação inovadora que busca ampliar a atuação das mulheres nos Colegiados Territoriais.
O acordo estabelece, pelo período de dois anos, apoio institucional e operacional de universidades públicas e de institutos federais de educação tecnológica. A parceria prevê a produção de dados, difusão de tecnologias voltadas à gestão social e monitoramento de ações para efetivação de políticas públicas como estratégia de desenvolvimento territorial.
“Temos uma expansão muito forte da nossa rede de universidades e institutos federais, o que aproxima, cada vez mais, a pesquisa à extensão da agricultura familiar. Nossa expectativa é que as universidades e esses núcleos possam aportar experiência e capacidade de apoio aos nossos Colegiados dentro dos territórios”, completou o ministro ao destacar a importância da ação para o fortalecimento da agricultura familiar.
O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, endossou a participação universidades para o desenvolvimento territorial. “As universidades têm um grande papel na transformação do nosso País. A ciência brasileira está pronta para se engajar no desenvolvimento brasileiro”.
Mulheres nos territórios
No encontro, a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, contou que a intenção é que, com os Nedets, sejam atingidos os 50% de participação das mulheres nos Colegiados Territoriais. “Teremos assessoria específica para as mulheres, para facilitar o acesso delas às políticas dentro dos territórios".
“Essas parcerias sempre trazem resultados importantes. As mulheres, tantas vezes esquecidas, têm uma jornada muito intensa, que contempla o trabalho no campo e o doméstico, que não é computado como hora extra. Esperamos que essas ações assegurem maior equidade”, afirmou a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira.
A representante dos movimentos de mulheres do campo, Vera Lúcia Barreto, acredita que a parceria é um grande avanço para o campo, em especial para as trabalhadoras rurais. “Por muito tempo, o trabalho das mulheres foi deixado de lado. Mas agora temos mais acesso a políticas públicas, estudo e melhorias que fazem parte do crescimento do nosso País. É muito gratificante que o esforço seja reconhecido. Esperamos que esse trabalho seja contínuo e que as mulheres tenham cada vez mais voz”.
Territórios da Cidadania
O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
|