dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Governo reforça desenvolvimento territorial com recursos e pesquisa
Acordo estabelece, pelo período de dois anos, apoio institucional e operacional de universidades públicas e de institutos federais de educação tecnológica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Jalila Arabi, MDA
21/10/2014

Até o final de 2015, serão investidos cerca de R$ 45 milhões para a instalação dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets), em territórios rurais e da cidadania em 25 estados brasileiros. A ação é resultado de cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ganhou destaque em encontro realizado, nesta segunda-feira (20), em Brasília. Os projetos serão executados por meio de ações de extensão e pesquisa universitária.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, durante participação no evento, salientou a importância da iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). “Estamos celebrando uma parceria muito importante, para impulsionar ainda mais a nossa política de desenvolvimento territorial e para estimular o desenvolvimento daquele território, junto às nossas universidades”, disse ao salientar que a inclusão feminina no projeto é uma ação inovadora que busca ampliar a atuação das mulheres nos Colegiados Territoriais.

O acordo estabelece, pelo período de dois anos, apoio institucional e operacional de universidades públicas e de institutos federais de educação tecnológica. A parceria prevê a produção de dados, difusão de tecnologias voltadas à gestão social e monitoramento de ações para efetivação de políticas públicas como estratégia de desenvolvimento territorial.

“Temos uma expansão muito forte da nossa rede de universidades e institutos federais, o que aproxima, cada vez mais, a pesquisa à extensão da agricultura familiar. Nossa expectativa é que as universidades e esses núcleos possam aportar experiência e capacidade de apoio aos nossos Colegiados dentro dos territórios”, completou o ministro ao destacar a importância da ação para o fortalecimento da agricultura familiar.

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, endossou a participação universidades para o desenvolvimento territorial. “As universidades têm um grande papel na transformação do nosso País. A ciência brasileira está pronta para se engajar no desenvolvimento brasileiro”.
 
Mulheres nos territórios
No encontro, a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, contou que a intenção é que, com os Nedets, sejam atingidos os 50% de participação das mulheres nos Colegiados Territoriais. “Teremos assessoria específica para as mulheres, para facilitar o acesso delas às políticas dentro dos territórios".

“Essas parcerias sempre trazem resultados importantes. As mulheres, tantas vezes esquecidas, têm uma jornada muito intensa, que contempla o trabalho no campo e o doméstico, que não é computado como hora extra. Esperamos que essas ações assegurem maior equidade”, afirmou a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira. 

A representante dos movimentos de mulheres do campo, Vera Lúcia Barreto, acredita que a parceria é um grande avanço para o campo, em especial para as trabalhadoras rurais. “Por muito tempo, o trabalho das mulheres foi deixado de lado. Mas agora temos mais acesso a políticas públicas, estudo e melhorias que fazem parte do crescimento do nosso País. É muito gratificante que o esforço seja reconhecido. Esperamos que esse trabalho seja contínuo e que as mulheres tenham cada vez mais voz”.

Territórios da Cidadania
O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Política
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada