A Engenharia de Gestão é um moderno ramo da ciência que trata das questões relacionadas com o sistema de produção. Envolve análise, concepção e avaliação de projetos e sistemas. Busca a forma mais racional, eficiente e econômica de implantação, condução e manutenção de ambientes produtivos. Tem foco no entendimento e resolução de problemas tecnológicos e de habilidades organizacionais que influenciam no desempenho operacional de empresas e negócios.
A pesquisa em engenharia de gestão envolve conhecimento e métodos estatísticos voltados para analise e controle de qualidade dos resultados, sejam eles operacionais, ambientais ou econômicos. No Brasil, o Instituto Agronômico de Campinas - IAC é pioneiro em desenvolver linhas de pesquisas relacionadas com a engenharia de gestão. No passado a antiga Seção de Mecânica Agrícola e posterior Divisão de Engenharia publicaram inúmeros os relatórios e trabalhos de pesquisa que tratam direta ou indiretamente da avaliação da qualidade dos resultados do desempenho de máquinas, insumos e sistemas operacionais.
Casos como a publicação do Código de Avaliação de Semeadoras ou da simples nota Método “IAC” para avaliação da construção de terraços mostram o esforço e pioneirismo da instituição em disponibilizar informações e estudos nesta área. Atualmente as linhas da pesquisa e ações em engenharia de gestão estão voltadas com eficácia, eficiência e sustentabilidade. Atividades de gestão na eficácia levam a empresa investir na melhoria contínua e aprimoramento no “modo” de execução, no “jeito” de fazer acontecer, na redução de custos, do tempo, de perdas e desperdícios.
Atividades de gestão em eficiência estão relacionadas com os resultados, com os números gerados pelas diferentes etapas ou operações do sistema produtivo. Com relação às ações sustentabilidade a engenharia de gestão se preocupa com a construção de um “futuro” e o “bem estar”, com a proteção da biodiversidade, com o respeito a todas as formas de vida e com o combate aos impactos geradores da degradação ambiental.
Na agricultura a engenharia de gestão vai utilizar os princípios e métodos de análise para especificar, predizer, mensurar e avaliar os resultados a serem obtidos por diferentes sistemas de ocupação e uso das terras. É o setor da propriedade que vai estar sempre procurando desenvolver a integração sistêmica de todos os atores envolvidos na construção do negócio agrícola, nos processos de produção de bens e serviços, na construção de soluções sistêmicas que harmonizam as necessidades geradas pela influencia e rapidez da modernização gerada pela globalização. A engenharia de gestão na agricultura é uma forma especializada que se preocupa com a aplicação de princípios de engenharia para a construção de ambientes produtivos e desenvolvimento humano.
|