
Hans Jenny (1899-1992) foi um pedologista apaixonado por solo. Suíço formado em agricultura e com doutorado em troca iônica, ele trabalhou a maior parte da sua vida em Berkeley, CA, na University of California – Berkeley.
Jenny dedicou sua vida ao estudo da formação do solo, sendo mais reconhecido a partir de 1941 depois da publicação do livro “Factors of Soil Formation”. Sua experiência a campo o ajudou a construir um modelo matemático que relacionava a formação do solo com fatores independentes:
Propriedades do solo = f (C, O, R, MO, T,...)
Onde, f = dependente de ou condicionado por, C = clima, O = organismos, R = relevo, MO = material de origem e T = tempo cronológico.
Jenny deixou a equação em aberto para a inclusão de outros possíveis fatores ainda não conhecidos. Com essa publicação ele fundou o modelo dos fatores externos de formação do solo, ainda utilizado no ensino e pesquisa na ciência do solo, com algumas modificações.

Hans Jenny
Jenny estudou a interação entre os fatores de formação e as propriedades de solos do mundo inteiro, mas especialmente da califórnia. Após a publicação do seu primeiro livro, começou a pensar que não só os fatores poderiam estar afetando as propriedades dos solos, mas os solos também afetariam os fatores.
Um solo rico em nutrientes e mais profundo vai sustentar algumas espécies de organismos, já um solo mais pobre e raso sustentará outras espécies. Sobre essa tese ele escreveu alguns artigos, especialmente para o fator organismos, demonstrando que existia influência não só dos organismos na formação do solo, mas dos solos nas espécies presentes.
Seus últimos trabalhos foram relacionados com a conservação dos solos. O que mais Jenny gostava nos solos era sua variação de cores, inclusive ele fez pinturas de paisagens destacando a cor de seus solos.
Seu livro foi reeditado por Ronald Amundson, em 1994, e está disponível gratuitamente em no link.
Garrison Sposito, amigo de Jenny em vida e outro cientista de renome, fez uma apresentação em sua homenagem em 2011. Excelente vídeo e merece ser assistido na íntegra no link.
|