dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/12/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal    
SolosBR planeja as ações para os próximos 10 anos
Métodos e tecnologias de identificação de solos; integração e avaliação da informação de solos e organização, disponibilização e transferência da informação em solos são linhas do projeto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
12/02/2014

Em 2012 a Embrapa reavaliou e fez alguns ajustes no seu sistema de gestão. Uma das novidades foi o conceito de "rede de projetos", que poderiam ter a forma de arranjos ou portfólios corporativos. Coube à Embrapa Solos estar à frente do arranjo de solos, que recebeu o nome de SolosBR.

Um arranjo é um conjunto de projetos convergentes, complementares e sinérgicos organizados para fazer frente a desafios em determinado tema, com mais de um centro de pesquisa participando. O SolosBR, por exemplo, prevê o planejamento de projetos no tema na Empresa pelos próximos 10 anos.

"Iniciamos os debates sobre o SolosBR em fevereiro de 2012 com todos os pesquisadores da UD, em reuniões e diversas formas de apresentação de sugestões e propostas. Foram oito meses de discussões até concluirmos o trabalho. Outras onze UDs da Embrapa estão envolvidas", diz o pesquisador da Embrapa Solos Ademir Fontana. Ele faz parte do grupo gestor do arranjo ao lado de pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Caprinos e Embrapa Trigo.

O SolosBR se estruturou em três linhas temáticas: LT1: métodos e tecnologias de identificação de solos, LT2: integração e avaliação da informação de solos e, LT3: organização, disponibilização e transferência da informação em solos. A estratégia visa separar os projetos de ciência do solo strictu sensu (LT1) daqueles voltados para o uso agrícola do solo (LT2) e aqueles com foco em capacitação e transferência de tecnologia (LT3).

"Costumávamos ter dificuldades para aprovar projetos em pedologia. Creio que o SolosBR pode vir a ser um facilitador para a aprovação de projetos, não só em pedologia como em métodos e análises também, por exemplo. Neste momento abre-se uma nova gama de oportunidades de pesquisa nas diversas áreas da ciência do solo e as propostas poderão ser inseridas com abertura de edital para arranjo’’, diz Ademir.

O Arranjo SolosBR também possui interfaces com outros arranjos, portfólios e redes da Embrapa, como a Rede FertBrasil, monitoramento da dinâmica do uso e cobertura da terra, mudanças climáticas e as rede de agricultura de precisão e sistema plantio direto, por exemplo.

"Nossos macroprogramas de pesquisa a partir de agora estão inseridos em arranjos ou portfólios. Creio que a organização em arranjos permitirá à Embrapa buscar resultados de maneira mais efetiva, organizar melhor seu orçamento e até planejar a gestão de recursos humanos", conclui o cientista.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada