dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2025            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Pimenta da Amazônia poderá ser usada no combate ao inseto transmissor do greening
Óleo natural será testado como inseticida
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundecitrus
21/10/2013

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus e a Embrapa Agroflorestal do Acre irão testar a utilização de um óleo extraído da pimenta-de-macaco como inseticida natural para o controle do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do HLB (greening).

A pimenta-de-macaco, que é encontrada no Acre e sul do Amazonas, é rica em dilapiol, composto que se mostrou eficiente no controle de pragas na Índia, na Europa e nos Estados Unidos.

No psilídeo, o dilapiol inibe uma enzima P450, que é desintoxicante, fazendo com que o inseto se intoxique com o próprio alimento, no caso a seiva da laranja, e provocando a sua morte de uma maneira não agressiva ao meio ambiente.

“O dilapiol interfere no metabolismo do psilídeo, inibindo sua capacidade de se desintoxicar e realizando assim um controle natural. O composto altera a guerra química entre a planta e o inseto, favorecendo o vegetal que está sendo atacado”, explica o pesquisador da Embrapa Murilo Fazolin.

O óleo de pimenta-de-macaco pode ser utilizado como inseticida ou em conjunto com os defensivos convencionais para aumentar a sua eficiência, podendo reduzir em até 25% a dose comercial recomendada.

Os estudos realizados pelos pesquisadores da Embrapa Acre há, pelo menos, duas décadas já demonstraram a eficácia do óleo no controle de pragas de culturas como abacaxi, feijão, milho e café. Agora, Embrapa e Fundecitrus irão testar se o produto também é eficiente no controle do psilídeo.

Por se tratar de um composto natural, o óleo da pimenta tem impacto menor no meio ambiente. A pesquisa segue uma das diretrizes do Fundecitrus que é de buscar opções mais sustentáveis para o cultivo de citros.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada