dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2025            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Governo catarinense aposta na fruticultura como alternativa ao cultivo de fumo
Pesquisa aponta alternativas economicamente viáveis para pequena propriedade familiar em SC
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
11/10/2013

Uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) poderá apontar alternativas economicamente viáveis para substituir a cultura do fumo na pequena propriedade familiar rural.

Nos últimos dois meses foram plantadas diversas mudas de uva, maracujá, cítricos, goiaba e bananas em Jaguaruna, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Os primeiros frutos serão colhidos em 2014.

“Há uma grande expectativa por parte dos pesquisadores e produtores de fumo que usam solos arenosos quanto aos resultados do nosso projeto”, informa o pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, engenheiro agrônomo Márcio Sônego. Esses solos do tipo areias quartzozas estão presentes em 43.480 hectares de 13 municípios da faixa mais litorânea do Sul Catarinense, onde a combinação de solo arenoso, relevo plano e clima ensolarado criam um potencial para a produção de frutas. Lá, as atividades econômicas mais comuns são a pastagem, o reflorestamento, o cultivo de fumo, mandioca e, recentemente, maracujá.

A produção de fumo de estufa rende o maior valor de produção bruta. Estima-se que em 2011 havia 37.000 hectares com tabaco no litoral sul de Santa Catarina, porém esse cultivo vem sendo ameaçado pelas campanhas antitabagismo. Os governos de mais de 120 países já assinaram a Convenção Quadro para o Controle de Tabaco, comprometendo-se em estimular a redução do consumo de cigarros e similares e, a substituição do cultivo do tabaco por outras atividades rentáveis à pequena propriedade familiar rural.

O governo estadual vem auxiliando na busca de alternativas ao cultivo de fumo, e repassou R$80 mil ao projeto “Fruticultura como alternativa à produção de fumo em solos do tipo Neossolo Quartzarênico do Litoral Sul de Santa Catarina”. O projeto foi escolhido pela Fapesc por meio da Chamada Pública Universal 04/2012, que também contempla a instalação de equipamentos para o monitoramento agroclimático daquela área litorânea.

Com o apoio, seis pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, mestres e doutores em agrometeorologia, irrigação, fitopatologia, enologia, microbiologia e física do solo e que já trabalham com fruticultura especialmente no interior da região, passaram a se dedicar ao projeto.

Entre eles está Sônego, pesquisador em Agrometeorologia e Fruticultura Tropical da Epagri, que apresentou as conclusões da primeira fase da pesquisa à Fapesc. Ele prevê êxito nas fases seguintes. “Para o maracujá, os resultados já surgem no primeiro ano. Para a banana, os resultados necessitam de pelo menos duas safras, isto é, 27 meses. Já citros, goiaba e uva, colhem-se no segundo ano, mas os resultados definitivos aparecem no quarto ano. O sistema de irrigação implantado permitirá testar novas espécies vegetais após o término do projeto, e os resultados continuam sendo colhidos ao longo dos anos seguintes”.

Mais informações: Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, telefones: (48) 3665-4812 e 8418-1180.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada