|
|
Adilson Nóbrega, Embrapa Caprinos e Ovinos
28/06/2013
|
Carregando...
O empreendedorismo nas cadeias de caprinocultura e ovinocultura leiteiras será o tema do 10º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, que acontecerá no dia 5 de julho, em Coronel Pacheco (MG), como parte da programação do Cabrafest. O evento, que acontecerá no auditório do campo experimental José Henrique Bruschi, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), trará painéis sobre Gestão e Inovação e sobre Agregação de Valor à Caprinovinocultura Leiteira.
Segundo o pesquisador Jeferson Fonseca, do núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), que é um dos organizadores do evento, o Workshop apresenta discussões em sintonia com as demandas do mercado: os temas escolhidos para esta 10ª edição foram selecionados a partir de sugestões dos participantes da edição de 2012, obtidas por meio de questionários. “A introdução da ovinocultura de leite, por exemplo, foi a partir da percepção de que esta é uma cadeia produtiva emergente na região”, afirmou Jeferson.
O Workshop terá sua abertura às 8h30, tendo, na sequência, o painel sobre Gestão e Inovação, que trará palestras sobre “Evolução dos pequenos ruminantes em território brasileiro nos últimos 500 anos”, com a professora Théa Machado, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); “Gestão da caprino e ovinocultura leiteira”, com a zootecnista Camila Raineri, da Universidade de São Paulo (USP); “Inovação na fabricação de produtos derivados do leite de cabra”, com a pesquisadora Karina Olbrich, da Embrapa Caprinos e Ovinos.
À tarde, o painel sobre Agregação de Valor à Caprinovinocultura Leiteira terá apresentações com Márcio Aguinsky, diretor da Confer Alimentos, e com o analista Leandro Oliveira, da Embrapa Caprinos e Ovinos.
Foco do workshop será a gestão, inovação e agregação de valor à caprinovinocultura leiteira
O Workshop será aberto à participação de produtores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas, que podem se inscrever no local do evento, a partir das 8 horas e é uma realização da Embrapa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata de Minas Gerais (Caprima) e Prefeitura de Coronel Pacheco. Além de Jeferson, também participam da organização os pesquisadores Izabel Carneiro (Embrapa Caprinos e Ovinos) e Bruno Carvalho (Embrapa Gado de Leite).
|