dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/12/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Oferta de água é preocupação da pesquisa agropecuária
No workshop, cientistas brasileiros e australianos apresentam as estratégias adotadas para melhorar essas caraterísticas em culturas como cana, café, soja, arroz e trigo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroenergia
21/06/2013

A seca é o fator que mais provoca perdas na agricultura. Com a expectativa de elevação das temperaturas e agravamento dos períodos de estiagem, pesquisadores estão empenhados em antever cenários futuros e encontrar formas de aumentar a eficiência do uso da água na produção rural. O tema está em discussão no workshop que começou na quarta (19) e segue até esta sexta-feira (21), em Brasília/DF, reunindo cientistas da Embrapa e do The Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO, principal instituição de pesquisa da Austrália. O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Relações Internacionais da Empresa.

O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, conta que a Embrapa já investe no uso eficiente da água há vários anos, com diversas culturas. No workshop, cientistas brasileiros e australianos estão apresentando as estratégias adotadas para melhorar essas caraterísticas em culturas como cana, café, soja, arroz e trigo. Ao final do evento, “vamos discutir quais grupos podem trabalhar melhor em colaboração”, diz Capdeville.

No território australiano, as plantações estão em pequenas faixas ao Sul, Nordeste, Leste e Oeste, onde se produz, principalmente, trigo, algodão, cana-de-açúcar e uva para produção de vinho. Na imensa área central composta por desertos e parques nacionais, é praticada a pecuária extensiva, com ainda menos cabeças de gado por hectare do que no Brasil. A maior parte da produção agrícola é exportada, sendo a Austrália o principal fornecedor de açúcar do leste asiático.

O pesquisador Mark Peoples, do CSIRO, conta que, tal como a brasileira, a agricultura australiana tem enfrentado alta dos custos agrícolas e instabilidade do mercado. Mas o maior desafio para o setor, ressalta, é o gerenciamento da água utilizada na produção. A Austrália passa por períodos de redução do volume de chuvas que pode durar alguns anos.

Rede de pesquisa
No Brasil, uma das iniciativas que buscam caminhos para a agricultura em cenários de redução de disponibilidade de água é a rede de pesquisa AgroHidro. Liderada pela Embrapa, ela reúne mais de 40 instituições e 80 cientistas. Coordenador dos trabalhos, o pesquisador da Embrapa Cerrados Lineu Neiva Rodrigues explica que o objetivo dos projetos da rede é avaliar os impactos das mudanças climáticas e do uso do solo na disponibilidade de água para a agricultura e em que medida eles podem afetar as comunidades rurais.

No âmbito da rede, os cientistas estudaram como a produção de buriti é alterada em situações de escassez hídrica. Com 20% a 30% menos água, a queda na renda dos produtores rurais pode chegar a 70%. “A água é o recurso mais básico para a agricultura”, lembra Rodrigues. Daí a importância dos investimentos para maximizar o aproveitamento dos volumes disponíveis para as atividades rurais. A rede AgroHidro já busca critérios para estabelecer uma certificação de uso eficiente de água e energia na agricultura irrigada, atendendo ao que prevê a Política Nacional de Irrigação, estabelecida em janeiro deste ano.

Mudanças climáticas
A rede AgroHidro integra o Portfolio de Pesquisa em Mudanças Climáticas da Embrapa, que busca entender o comportamento das culturas agrícolas em situações em que a oferta de luz e água, bem como as características dos solos e as temperaturas sejam alteradas. Tomando como base as estimativas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), os pesquisadores utilizam sistemas de modelagem matemática para antever as condições de solo, temperatura e disponibilidade de água nas áreas de cultivo de diferentes produtos agrícolas.

Em uma das frentes de pesquisa, o objeto de estudo é o comportamento das plantas nesses cenários e as alterações de produtividade. Outro grupo dedica-se a analisar o impacto para as pragas e doenças. “Nós buscamos entender o quão vulnerável as culturas são às mudanças climáticas e a capacidade que elas têm de voltar ao estado de equilíbrio”, resume o presidente do comitê gestor do portfolio, Giampaolo Pellegrino, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária.

Mark Peoples, do CSIRO, ressalta que o gerenciamento da água é uma preocupação comum de Brasil e Austrália e que as estratégias apresentadas durante o evento devem dar origem a trabalhos conjuntos entre as duas instituições. Resultados de pesquisas realizadas pelos dois centros podem ser compartilhados, a fim de que se possa compreender melhor o comportamento das culturas e dos biomas com as mudanças climáticas e a restrição da oferta de água. Espera-se que com o avanço na parceria, pesquisadores do CSIRO poderão passar períodos nos laboratórios da Embrapa ou como pesquisadores visitantes e vice-versa, em programas de pós-doutorado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
EDISON ANTONIO PIN
21/06/2013 - 19:24
Sobre este tema, o sorgo sacarino é uma opção com aptidões alimentares e energéticas interessantes.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada