dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Melhoramento Genético  
Novas variedades obtêm registro junto ao Mapa
Aprovação é passo importante para se obter a multiplicação dessas novas variedades e sua possível disponibilização aos produtores de algodão de Mato Grosso
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ampa
12/06/2013

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o braço tecnológico da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), conseguiu o registro de duas cultivares geneticamente modificadas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A aprovação é um passo importante para se obter a multiplicação dessas novas variedades e sua possível disponibilização aos produtores de algodão de Mato Grosso para a safra 2013/14.

A notícia da inclusão das variedades desenvolvidas pelos pesquisadores do IMAmt no Registro Nacional de Cultivares do Mapa foi recebida com entusiasmo pela direção do instituto, já que elas contém genes que conferem tolerância a lagartas-pragas do gênero Helicoverpa spp, utilizados com sucesso na Austrália no controle da Helicoverpa armigera, que está atacando lavouras de algodão de vários estados, entre eles, Mato Grosso.

As duas variedades que conseguiram o registro são a IMA 5672B2RF e a IMA 5675B2RF e ambas contém as tecnologias Bollgard II e Roundup Ready Flex, que são tecnologias de segunda geração da Monsanto, caracterizando-se como cultivares de algodão geneticamente modificado resistente a insetos da ordem lepidóptera e tolerante ao herbicida glifosato.

"Com esse registro, teremos autorização do governo brasileiro para a importação de quantidade significativa de sementes genéticas que estão prontas nos Estados Unidos e assim conseguir multiplicar em maior quantidade,  disponibilizando rapidamente aos produtores. Estamos correndo contra o tempo para conseguirmos ter sementes para comercialização nesta próxima safra", afirmou o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles.

Ele explicou que as cultivares registradas são precoces e devem se encaixar muito bem no sistema de plantio de algodão em Mato Grosso, podendo ser plantadas em janeiro.  O plantio de algodão em Mato Grosso geralmente é iniciado em 1º de dezembro, após o fim do período obrigatório de vazio sanitário.  Os produtores estão iniciando este mês a colheita da safra 2012/13.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada