Na operação do trator, alguns danos podem ocorrer à saúde física e mental do operador, porém, com os devidos recursos podemos evitar ou pelo menos minimizá-los. Um desses riscos é o ruído que a máquina produz durante o seu funcionamento e a exposição do trabalhador ao mesmo sem nenhuma proteção, pode acarretar sérios danos a sua saúde auditiva.
Segundo a NR-15, para um período de exposição diário de 8 horas, o máximo de ruído que o operador pode ficar exposto é de 85dB(A), qualquer nível de ruído superior a esse caracteriza a atividade como insalubre.
Para atenuar o ruído proveniente do trator agrícola são utilizados os protetores auriculares. No mercado, existem diversos modelos, o que é bastante interessante, pois caso um operador não se adapte a um modelo, o mesmo pode ser substituído, porém, essa escolha irá variar em função de diversos pontos a considerar como:
a) O tempo médio diário de ruído a que o operador é exposto ao longo dos dias de trabalho, não apenas ao ruído gerado pelo motor do trator;
b) A necessidade de comunicação que o operador terá na atividade que estiver realizando, como por exemplo, perceber um sinal de advertência ou ouvir o mesmo;
c) A compatibilidade do protetor auricular com um ou mais EPI;
d) Os níveis de temperatura e umidade do local de trabalho. Por exemplo: Para o uso em ambientes úmidos e com temperaturas mais elevadas os plugs de inserção são mais cômodos que os abafadores tipo concha;
e) Qualquer limitação ocasionada pelas características do mesmo ou das atividades físicas que este realiza;
f) A capacidade auditiva do operador. Para aquele que tiver alguma deficiência auditiva deve ser fornecido um tipo especial ou um abafador com menor nível de atenuação;
Os protetores auriculares são classificados como:
Um dos erros comuns na escolha do protetor auricular é a escolha de abafadores que possuam a maior atenuação de ruído possível, porém essa é uma prática errada, a correta atenuação deve ser feita com base nos níveis de exposição recomendados pela NR-15.
Abafadores com alto poder de atenuação podem expor o operador a certos riscos, pois podem evitar que o mesmo escute determinados sons ou ruídos, como sinais de advertência, podendo prejudicar até mesmo a conversação.
Os operadores devem participar da escolha do tipo de protetor auricular, pois isso irá ajudar a evitar a rejeição pelo mesmo.
Não avalie apenas a redução de ruídos dos abafadores. Realize uma avaliação de outras características, como conforto e durabilidade, pois estes também são pontos importantes.
|