dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     21/11/2024            
 
 
    

Como a comunicação pode ajudar na modernização da agropecuária? Não é fácil e tampouco unânime, se assim fosse, não teríamos uma diferença tecnológica e de produtividade tão grande entre os diferentes sistemas de produção. Neste artigo ousaremos expor nossa opinião sobre o que essencial para o sucesso de qualquer atividade econômica e social: a comunicação.

Em um mundo atualmente globalizado e estando frente à frente com a era da comunicação, muitas empresas ainda apresentam dificuldades em atingir seu público alvo. É possível que a ausência de um profissional capacitado para a função seja a origem desta dificuldade, posto que o processo de comunicação ultrapassa a troca de informações, caminhando paralelamente ao processo de gestão, exigindo do gestor aptidão para uma postura de pesquisa; ou seja, técnica, buscando sempre apresentar-se metodologicamente, e deixar de lado o individualismo. O gestor deve expor a comunicação de maneira eficiente para seu publico alvo, que deve entender a mensagem e se servir dela.

Tratando-se do meio rural, a comunicação manifesta-se de forma importante e de certo modo mais complexa, considerando que é o setor mais afetado pelo comportamento do clima, que depende de inúmeros fatores técnicos inter-relacionados.

Assim, os produtores têm a necessidade do conhecimento prévio de intempéries a fim de que possam planejar suas atividades diárias, definindo estratégias de atuação no curto e médio prazo. No caso da irrigação, por exemplo, os produtores devem entender também os processos que levam ao maior ou menor consumo de água pelas plantas, a chamada evapotranspiração e ainda executar a contabilidade entre esta, que representa a saída de água com a chegada, representada pelas chuvas e irrigações, em um processo chamado de balanço hídrico.

Neste contexto, deve-se considerar os desafios que a comunicação enfrenta no meio rural. O próprio uso destes canais pelo produtor deve ser percebido como um processo de incorporação social e, como tal, deve ser capaz de garantir ao cidadão a possibilidade de adquirir conhecimento e, assim, ter sua participação ativa nas discussões.

A internet tem a capacidade de fornecer o acesso à informação atual, instantânea e previsional, além de conceder dados históricos envolvidos com a produção e tornar público os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e as universidades e instituições públicas devem se esforçar para produzir e disseminar conteúdo livre e gratuito, fazendo com que seu usuário possa adquirir conhecimento e tecnologias geradas.

A agricultura irrigada exige informações complementares, que devem estar disponíveis para que se aumente a eficiência do uso da água e assim, o produtor, através da internet pode ter acesso à informação sobre questões como recursos naturais, evapotranspiração, qualidade da água, mercado, comercialização de produtos e serviços, entre outros.

Também deve ser preocupação do produtor de conteúdo que, dados, ao serem disponibilizados, sejam acompanhados ou transformados em informações passíveis de aplicação prática. Em muitos casos, a adequação de linguagem ao público alvo deve ser feita para a aplicação correta das técnicas ou tecnologias disponíveis e assim o produtor pode obter melhorias no campo, consequentemente na qualidade de vida e na sua renda.

Embora a informação atualmente seja um grande e talvez maior recurso da sociedade como instrumento para desenvolvimento, ela deve ser seletiva – adequada a cada público em linguagem e conteúdo, porque o fluxo é muito grande, e assim, a comunicação eficiente, capaz de produzir resultados mensuráveis depende de informações precisas, diretas e de fácil compreensão e isto deve ser bem entendido por todos os profissionais que se propõem a produzir conteúdo e a sua divulgação. Enfim, saber se comunicar é uma questão de sobrevivência profissional e social!

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Isac Monteiro
02/06/2013 - 01:33
Belo artigo!

A conscientização da necessidade da comunicação no meio rural, talvez seja o maior inimigo para implantação do profissional exclusivo para esse fim.
Percebe-se que boa parte dos produtores, principalmente os pequenos, ainda se prende ao tradicional e perdem na qualidade e no rendimento.
Essa dificuldade deveria ser amenizada com ajuda de prefeituras e do próprio estado, através de suas secretarias, com a utilização de profissionais, como vocês, com essa visão e conhecimento.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada