Carregando...
Um grupo de cientistas norte-americanos e chineses sequenciou o genoma do kiwi (Actinidea deliciosa). O trabalho, realizado em parceria pela Universidade de Cornell, nos EUA, pela Universidade de Tecnologia Hefei e pelo South China Botanical Garden, na China, será útil para a identificação de genes envolvidos na expressão de algumas características da fruta, a exemplo de seu alto teor de vitamina C e equilibrada densidade de minerais, fibras e outros nutrientes. Além disso, também servirá de base para estudos comparativos com genomas já mapeados, como os do tomate e da batata.
Para realizar a pesquisa, os cientistas escolheram uma variedade chinesa de kiwi conhecida como Hongyang. De acordo com Zhangjun Fei, um dos principais pesquisadores envolvidos no estudo, conhecer melhor os genes da fruta ajudará no desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas da fruta com características melhoradas.
O kiwi é originário dos planaltos do sudoeste da China e só foi domesticado no início do século XX, quando suas sementes foram levadas para a Nova Zelândia. Desde então inúmeras variedades foram desenvolvidas e hoje a produção é de 1,44 toneladas por ano em todo mundo.
Fonte: Universidade de Cornell
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |