|
|
Marcelo Pimentel
08/03/2013
|
Carregando...
Ônix, Marques e Rubi são as três novas cultivares de arroz que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou nesta quinta-feira, 7, na Estação Experimental de Itajaí, SC. Os materiais estarão disponíveis para plantio apenas na próxima safra, mas prometem agregar valor à atividade agrícola dos produtores da região.
Os destaques são as variedades coloridas do arroz tipo agulhinha. Tanto a preta (SCS120 Ônix) como a vermelha (SCS119 Rubi) possuem características voltadas para nichos especiais de mercado, sobretudo o orgânico, por seu potencial produtivo e qualidades nutricionais. Já a variedade branca (SCS118 Marques) é adequada ao mercado consumidor tradicional de arroz branco e possui elevada produtividade, atingindo 9 toneladas por hectare.
SCS120 Ônix: elevado valor nutricional e sabor diferenciado
SCS119 Rubi: produtividade pode chegar a 7 toneladas por hectare
De acordo com o gerente da Estação Experimental de Itajaí, José Alberto Noldin, as variedades Rubi e Ônix são consideradas especiais devido ao seu aspecto, adequado a pratos mais elaborados, além da sua composição química diferenciada, destacada por conteúdos mais elevados de compostos fenólicos, importantes na alimentação pois são antioxidantes.
SCS118 Marques arroz tipo agulhinha branco tradicional
Noldin concedeu entrevista exclusiva ao Portal Dia de Campo e fala sobre todos os detalhes acerca dos lançamentos, abordando desde aspectos agronômicos até questões de mercado. Ouça a íntegra da entrevista.
|