dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2024            
 
 
    
Cebola    
Poranga reduz custos e organiza produção e mão-de-obra
Material de ciclo precoce também permite melhor aproveitamento das janelas das culturas sucessoras e é opção para comercialização antecipada da produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Márcia Corrêa Sampaio e Marcelo Pimentel
14/12/2012

Escapar dos períodos de calor e chuvas intensas que favorecem pragas, doenças e plantas invasoras, além de aumentar a janela de tempo para o plantio de culturas de verão em sucessão. A mais nova cultivar de cebola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, a SCS366 Poranga, lançada na semana passada, possui características favoráveis a uma melhor gestão do sistema produtivo da propriedade como um todo.

De acordo com os pesquisadores Sérgio Dias Lannes, Gerson Henrique Wamser, Tatiana da Silva Duarte e Hernandes Werner, todos da Estação Experimental de Ituporanga e responsáveis pelo desenvolvimento da variedade, uma das principais vantagens é a possibilidade de redução dos custos de produção, uma vez que o agricultor pode evitar a necessidade de algumas pulverizações e despesas com armazenamento em função da oferta antecipada de cebola no mercado.

Poranga é: resultado de 15 anos de seleção e melhoramento genético

Além disso, o escape de épocas de maior calor e da incidência de chuvas intensas e granizo, a antecipação do plantio de culturas de verão e o escalonamento da mão-de-obra e comercialização são características que auxiliam o produtor na organização da produção da fazenda e em um melhor aproveitamento do mercado.

O novo material é o resultado de um trabalho de aproximadamente 15 anos, sendo que a cada ano é realizada uma seleção criteriosa buscando fixar as características desejadas pelo programa de melhoramento. Cabe destacar que a cebola apresenta um ciclo bianual; ou seja, no primeiro ano desenvolve a fase vegetativa que vai da semente ao bulbo e no segundo ano este bulbo é plantado para a obtenção da semente, tornando o processo mais demorado.

A Epagri possui uma longa tradição no desenvolvimento de cultivares de cebola que se destacam por sua qualidade e produtividade. Podemos citar a Empasc 352 Bola Precoce, Empasc 355 Juporanga, Epagri 362 Crioula Alto Vale e Epagri 363 Superprecoce, que juntas respondem por aproximadamente 90% dos cultivares plantados no Estado. O grande destaque do novo cultivar é a sua precocidade, com a colheita podendo ser realizada a partir do dia 10 de outubro.

Para mais informações, procure a Estação Experimental de Ituporanga, da Epagri. E-mail: eeitu@epagri.sc.gov.br ou pelo telefone 47 3533-1409.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Olericultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada