dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/01/2022            
 
 
    
Embrapa    
Congresso de Agroecologia
Embrapa apresenta experiências de pesquisa e desenvolvimento social no no evento que começa hoje, 7
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Caprinos e Ovinos
07/11/2012

Experiências de pesquisa, transferência de tecnologia e desenvolvimento social voltadas para práticas agroecológicas e a convivência com o semiárido serão apresentadas por representantes de quatro unidades da Embrapa no III Congresso Cearense de Agroecologia, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções, em Sobral (CE). A participação da empresa já terá início com a palestra de abertura do evento, “Agricultura Familiar e Agroecologia: convivência com o semiárido”, que será ministrada pelo pesquisador Luciano Mattos, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), às 18 horas do dia 7.

Nos dias 8 e 9, a Embrapa participará da programação de palestras, que será dividida em eixos temáticos. O eixo de Mudanças Climáticas no Semiárido e Manejo Ecológico terá a participação do pesquisador Ênio Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), que apresentará no dia 8, às 10 horas, ações do projeto Vigilantes da Água, voltado para estratégias de monitoramento participativo da qualidade da água e para formação de agentes ambientais.

O eixo de Organização Social no Campo terá três palestras de representantes da Embrapa. No dia 8, às 13h30, o analista Marcelo Renato Araújo, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), abordará as ações do Programa Brasil Sem Miséria no Ceará. Entre elas, as iniciativas de projeto de transferência de tecnologia, liderado por Marcelo, voltado para fortalecer a capacidade da inclusão produtiva das famílias cadastradas no Brasil Sem Miséria nos territórios dos Inhamuns-Crateús e Cariri Cearense.

Este mesmo eixo temático terá, no dia 9, a partir das 10 horas, as participações do pesquisador Rubens Gondim, da Embrapa Agroindústria Tropical, que trará discussão sobre a agroindústria como alternativa sustentável da biodiversidade. Na sequência, é a vez do também pesquisador Antônio Maciel Machado, da Embrapa Florestas (Colombo-PR), apresentar palestra sobre uma contextualização histórica do debate da Educação do Campo.

Ainda no dia 9, simultaneamente no horário das 10 horas, a Embrapa trará sua contribuição a mais dois eixos temáticos. O analista Eden Fernandes, da Embrapa Caprinos e Ovinos, mostrará as vantagens do sistema de produção agrossilvipastoril para o desenvolvimento sustentável do semiárido. Em destaque, as experiências da Unidade com o sistema, que combina atividades de pecuária, agricultura e exploração florestal, todas executadas segundo princípios agroecológicos, que serão mostradas no eixo Agroecologia, Economia Ecológica e Economia Solidária. Já os debates do eixo Educação do Campo: Mudança de Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão terão a participação da pesquisadora Helenira Ellery, da Embrapa Agroindústria Tropical, com uma abordagem sobre políticas públicas e agricultura familiar, com foco na inclusão produtiva.

O III Congresso Cearense de Agroecologia será realizado em conjunto com a X Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte). O evento é uma realização da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Prefeitura Municipal de Sobral e Governo do Estado do Ceará, com apoio da Embrapa, Ematerce, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (Iade/UVA).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada