dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Produtores de Água    
Programa Produtores de Água - parte 3
PPA vem sendo divulgado em escolas e universidades do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Abel Briceño e Paula Daiane Martins
08/11/2012

O Programa Produtores de Água está sendo realizado por etapas, e nesta próxima houve necessidade de atuação da equipe técnica para monitorar as nascentes, sendo composta por um representante de cada instituição, entre elas: Movimento Águas do Rio (produtores rurais, pioneiros nos trabalhos de preservação e conservação ambiental de nascentes, 1995), Superintendência Municipal do Meio Ambiente, Instituto Federal Goiano, Fesurv (Fundação de Ensino Superior de Rio Verde), Conselho Municipal de Meio Ambiente, EMATER (Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Associação de Produtores de Água do Ribeirão Abóbora.

A equipe técnica desloca-se até as nascentes com intuito de apoiar, monitorar e fiscalizar a área, após esta avaliação emite-se um laudo técnico para cada nascente, sendo observadas informações sobre as características da nascente no raio de 50m, a existência de cercamento da área, vegetação, agentes pertubadores (animais, bebedouros ou resíduos), erosão do solo e estado de conservação da nascente.

O programa é realizado em 54 nascentes do Ribeirão Abóbora que abastece a cidade de Rio Verde, GO. As análises em campo permitiram identificar a real situação das nascentes, e os resultados demonstram que 35 delas possuem problemas nas cercas, que deveriam impedir a aproximação de animais ou foram instaladas com área inferior a 50m, conforme proposto no Programa Produtores de Água. Foram realizados reparos nas cercas das nascentes que estavam com problema e construiu novas cercas para as que estavam com raio inferior a 50m da nascente.

Após essa etapa criou-se o termo de compromisso no qual a câmara técnica apresenta recomendações técnicas referentes ao estado atual da vegetação, cerca, erosão e agentes pertubadores a fim de solucionar os problemas identificados em cada caso. O proprietário por sua parte compromete-se a realizar as atividades recomendadas pela câmara técnica, no período de 30 dias e assina o termo.

Passado este período uma nova vistoria é realizada na propriedade rural com intuito de verificar se com este trabalho houve mudança no estado de conservação da nascente. Se for satisfatório o proprietário estará habito a receber o pagamento ambiental pelo serviço por ele prestado. O próximo pagamento está previsto para o dia 24 de novembro de 2012, dia em que se comemora o Dia do Rio. Nesta data está planejado o pagamento pela recuperação e conservação de nascente de 29 propriedades rurais.

O Programa Produtores de Água (PPA) vem sendo divulgado em escolas e universidades do município de Rio Verde-GO com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. O PPA fez se presente no COLMEIA III (Congresso de Legislação e Meio Ambiente) realizado nos dias 27 a 28 de outubro de 2012, cujas temáticas do evento foram Legislação Ambiental, Energias Renováveis, Meio Ambiente e Degradação Ambiental.

O coordenador do PPA, Abel E. Elias Briceño, ressaltou nesta oportunidade que o simples isolamento da área, com a cerca, retirada de agentes perturbadores (embalagens, resíduos sólidos e gado) e plantio de mudas de espécies nativas, no raio dos 50m, favorece a recuperação e preservação da nascente, com maior retenção da água, infiltração no solo e recarga do lençol freático, além de evitar o assoreamento e contaminação dos corpos hídricos. Desta forma garantindo a perenidade do fluxo hídrico do Ribeirão Abóbora e consequentemente o abastecimento público da cidade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Laura Machado Ramos
12/11/2012 - 13:41
Muito importante e apropiado este tema. Principalmente na região do Cerrado, onde as chuvas são tão sazonáis, e os recursos hidrícos muito escassos. Precisamos difulgar mais a questão da AGUA neste planeta Terra.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Produtores de Água - Artigos já Publicados

Programa Produtores de Água - parte 2
10/09/2012

Programa Produtores de Água
27/07/2012

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada