dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2024            
 
 
    
Logística  
Ferrovia Norte-Sul é fundamental para escoar produção
Construção do modal foi tema da audiência pública realizada na Câmara, em Brasília
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
19/09/2012

A construção da Ferrovia Norte-Sul, considerada essencial para a integração logística do país foi tema da audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. A reunião, realizada nesta terça-feira, dia 18 de setembro, reuniu representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Transportes para discutir o impacto econômico do modal para o país.

O estudo de viabilidade técnica, ambiental e econômica está sendo implantado pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública do Ministério dos Transportes, que detém a concessão para construção e operação da ferrovia. Pelo projeto, o modal parte da localidade de Panorama, no Mato Grosso do Sul, e se estende até o município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, passando por Chapecó (SC), em um total aproximado de 1.620 Km. O trajeto que a ferrovia percorrerá dependerá dessas avaliações que estão em curso.

O assessor especial do Gabinete do Ministro da Agricultura, Francisco Jardim, que representou o Mapa na reunião, destacou a importância da obra para o escoamento da produção, sobretudo de grãos. Segundo ele, dentro do ministério os debates sobre a questão são constantes e o Mapa vem agindo para destravar um dos gargalos da agricultura brasileira que é a logística. “O ministro (Mendes Ribeiro Filho) tem se mostrado preocupado com a questão e vem agindo. Para o Mapa, o grande interesse é que o produtor agregue renda ao seu negócio”, disse.

A Ferrovia Norte-Sul é considerada uma obra essencial para a integração logística da Região Sul e seu traçado deverá atender o centro agroindustrial do oeste do Paraná, e ainda, poderá passar pelo centro da região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde a produção de grãos (arroz, trigo, soja, etc.) terá suas exportações alavancadas.

No Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de ligação com a ferrovia que vem de Uruguaiana e é interligada a linhas argentinas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Logística
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada