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Texto Assessoria de Comunicações
09/08/2012
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Os mais de 1.000 distribuidores de insumos agropecuários ligados à ANDAV movimentaram cerca de R$ 7,7 bilhões na última safra agrícola. Esse resultado representa crescimento de 10% sobre o exercício anterior. Trata-se de um volume expressivo que deve continuar crescendo. Porém, os desafios para as empresas do setor também são crescentes, já que as empresas precisam escolher o seu caminho: continuar comprando e vendendo insumos, como fazem até agora, ou evoluir para apresentar soluções aos produtores rurais, agregando valor ao negócio.
Essa foi a pergunta deixada no II Congresso Andav pelo consultor Mateus Cônsoli, diretor da Markestrat. “O distribuidor de insumos precisa crescer junto com os produtores rurais. Se não levar soluções inovadoras para os seus clientes, não oferecerá ganho a estes e a discussão será apenas sobre preço dos insumos. Os agricultores e pecuaristas desejam ser surpreendidos, receber novidades e ter acesso a modernas tecnologias. Eles querem ser encantados”, assinalou Cônsoli para mais de 800 distribuidores de insumos de todas as partes do Brasil, que participam do Congresso Andav, que vai até amanhã no Transaméria ExpoCenter, em São Paulo.
“O momento exige criatividade e gestão”, completou Marco Antonio Nasser de Carvalho, presidente da Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários). “Temos de tomar decisões estratégicas para ampliar a prestação de serviços”.
Segundo levantamento da Markestrat, 18% dos produtores rurais compram baseado em preço, 15% em marca e 10% em serviço. Porém, um em cada dois quer tudo isso junto. Mateus Cônsoli também recomendou que os distribuidores definam com clareza e objetividade os seus rumos. “É preciso crescer como grupo, oferecendo mais e com força e agilidade para se ajustar aos novos tempos”.
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