O motor do trator apenas deve ser colocado em funcionamento quando o operador estiver devidamente acomodado no assento e usando o cinto de segurança. Quando for necessário parar o trator o operador deve desligar o motor, aplicar o freio de estacionamento então só depois ele deve descer do trator.
O motor do trator nunca deve permanecer ligado em locais fechados, pois com o motor ligado ocorre pelo escapamento a saída de gases como CO2, que se inalados em grande quantidade e em locais fechados podem causar sérios riscos à saúde como morte por asfixia e etc.
Figura 1. Motor ligado em local fechado
Quando for necessário utilizar o trator agrícola para serviços de reboque, nunca utilize o sistema de levante hidráulico, sejam os três pontos ou apenas no terceiro ponto, para realizar esse tipo de serviço sempre utilize a barra de tração, pois ao utilizar o sistema de levante hidráulico poderá ocorrer o empinamento do trator agrícola, podendo assim causar o capotamento do mesmo.
Figura 2. Trator realizando reboque utilizando o terceiro ponto do sistema de levante hidráulico
A operação do trator requer muita atenção, bons reflexos entre outros pontos sendo assim é extremamente importante que caso o operador venha a ingerir algum tipo de bebida alcoólica, não realize nenhum tipo de operação. Ao ingerir bebidas alcoólicas o equilíbrio do operador pode ser seriamente afetado, dessa forma o operador tanto corre riscos, como expõe as pessoas que estejam próximas da área de operação.
Figura 3. Em caso de ingestão de bebida alcoólica não se deve operar o trator
Quando a área onde a operação será realizada apresentar grandes desníveis, crateras e ou outros tipos de perigos, nos pontos de maior perigo devem ser colocadas marcações, para que possam ser identificadas e sinalizadas, de forma que seja possível a visualização dessas sinalizações pelo operador, evitando que o mesmo passe por cima com o conjunto trator implemento nesses pontos de perigo.
Quando for realizar operações cujo implemento utilizado necessite do uso da TDP, devem ser tomados alguns cuidados. Antes de descer do trator, pare o motor e desligue a TDP, somente quando o eixo da TDP para de girar é que deve ser realizado o acoplamento ou desacoplamento do implemento por ele acionado.
Quando o operador estiver realizando operações com o trator agrícola, principalmente operações que envolvam o uso da TDP, não se deve uilizar roupas largas ou frouxas, pois elas podem acabar se prendendo em qualquer uma das partes rotativas e assim lesionando ou até levando a morte do operador.
Figura 3. Operador preso no cardã
Sempre que a TDP não estiver sendo usada, a mesma deve permanecer desligada a fim de evitar acidentes e deve ser colocado um protetor no local mesmo com ela desligada. Quando a TDP estiver sendo usada, deve ser utilizado um protetor no cardã e na TDP, para evitar que alguma parte do corpo se prenda ao eixo ou a TDP.
Para o encaixe do cardã com a TDP são utilizados pinos esses pinos são projetados para se quebrarem caso haja algum empecilho para a rotação do eixo, dessa forma quando necessário o pino se quebra separando o encaixe cardã-TDP sem causar danos no implemento ou no trator, quando esse pino se quebra apenas deve ser substituído por pinos originais, pois caso seja colocado outro tipo de pino ou material para realizar esse encaixe, poderá causar sérios danos ao trator ou ao implemento, pois em caso de grande impacto esse pino não se quebrará podendo causar danos maiores.
|