Nos últimos dez anos o movimento brasileiro de incubadoras vem crescendo a uma taxa expressiva alcançando uma média superior a 25% ao ano. De acordo com os dados da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, hoje as incubadoras brasileiras apóiam mais de 4.800 empresas, gerando cerca de 20.000 empregos diretos, as quais já faturam mais de 1,6 bilhões por ano gerando 13.500 empregos e vem transformando a realidade das regiões no que se refere ao fortalecimento da economia através de mecanismos que promovem e garantem o fortalecimento de empreendimentos inovadores, mecanismos esses denominados de Incubadoras de Empresas. As incubadoras de empresas têm como função garantir e tornar as micro e pequenas empresas competitivas no mercado evitando dessa forma a falência em seus primeiros anos de vida.
È exatamente dentro desse contexto que surge a Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM, uma iniciativa pioneira na região na área do agronegócio e faz parte de um conjunto de ações estratégicas para consolidar o Pólo de Desenvolvimento Integrado no Estado do Rio Grande do Norte. Criada no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA e que faz parte do programa de incubadoras do SEBRAE, a IAGRAM é uma incubadora de empresas do setor do agronegócio que abriga microempresas, associações e cooperativas ligadas ao agronegócio que queiram agregar valor aos seus processos administrativos e produtivos através de ações formativas em gestão e inovação tecnológica.
Inicialmente a IAGRAM começou apoiando o setor do mel atendendo os produtores da região tendo o SEBRAE como parceiro estratégico na cadeia produtiva do mel. Atualmente a IAGRAM apóia 13 (treze) empresas em processo de incubação e 05 empresas recentemente elevadas a categoria de empresas graduadas da IAGRAM, entre elas uma associação e uma cooperativa do agronegócio do mel. Com a experiência adquirida junto ao setor de mel e a própria vocação da região para o agronegócio, em dezembro de 2010 ampliou sua área de atuação e hoje a IAGRAM apóia outros setores do agronegócio.
Entre os principais serviços disponibilizados pela IAGRAM podemos citar o de treinamento e suporte gerencial; suporte tecnológico e consultorias específicas; interação com outras instituições de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico; participações em feiras, congressos, seminários, rodadas de negócios, workshops e etc; divulgação do empreendimento no material promocional da Incubadora, além de oferecer laboratórios de controle de qualidade dos produtos do agronegócio.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |