|
|
Kamila Pitombeira
01/03/2012
|
Carregando...
Lançada no último dia 16, a cultivar SCS117CL é uma variedade de arroz irrigado produzida pela Epagri em parceria com a Basf. Uma de suas principais características é a tolerância ao herbicida que permite o controle do arroz vermelho, principal planta daninha da cultura do arroz irrigado. Além disso, sua produtividade média gira em torno de 9000kg por hectare, podendo ser comparada a outras cultivares do mercado.
— Inicialmente, ela deve ser cultivada na região de Santa Catarina, pois é onde ela foi desenvolvida. No entanto, ela pode ser expandida para outros estados do país mediante comprovação por experimentos de valor de cultivo e uso — afirma Moacir Schiocchet, pesquisador da Epagri.
Segundo ele, a principal planta daninha do arroz irrigado ainda continua sendo o arroz vermelho, o que faz com que a cultivar chame a atenção devido à resistência ao herbicida que controla essa planta daninha.
A descoberta do gene de tolerância para os herbicidas do grupo químico das imidazolinonas em arroz foi feita por pesquisadores da Universidade da Louisiana (LSU) nos Estados Unidos. Por meio de trabalhos em parceria, envolvendo a Epagri e a Basf, esta característica de tolerância foi incorporada através de hibridação e melhoramento convencional, em cultivares de arroz adaptadas ao sistema pré-germinado, predominante em Santa Catarina.
— A produtividade média dela gira em torno de 9000kg por hectare, se equiparando às cultivares testemunhas, como a Epagri 108 e 109, por exemplo. Junto à lavoura dos produtores, espera-se que ela supere a média estadual de 7000kg, atingindo a produtividade de 8000kg com certa facilidade — conta o pesquisador.
Schiocchet diz ainda que o ciclo da SCS117CL é tardio, de 145 dias para as condições de Itajaí (SC). Além disso, ele completa dizendo que a cultivar apresenta boa arquitetura de planta e perfilhamento e altura média de 104cm na fase de completa maturação.
— Por outro lado, ela é sensível à brusone, assim como à mancha parda. Por isso, precisa de um acompanhamento e controle de doenças quando o problema ocorrer na região — ressalta.
De acordo com o entrevistado, o volume produzido das cultivares é bastante expressivo para que no ano do lançamento, safra 2012/2013, os produtores de grão possam adquirir sementes comerciais da classe C2 junto aos produtores da Associação Catarinense de Produtores de Semente de Arroz Irrigado (Acapsa) e licenciados pela Basf. Espera-se que a quantidade disponível seja de 60.000 sacos.
— A manutenção e preservação deste eficiente sistema de controle de arroz vermelho está associada à adoção, pelos agricultores, das recomendações técnicas do Sistema de Produção Clearfield de Arroz — alerta ele.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri Estação Experimental de Itajaí através do número (47) 3341-5244.
|